terça-feira, 23 de dezembro de 2008

Barco Ancorado 23/12/2008


Os Deolinda estão a preparar a edição internacional do disco de estreia, "Canção ao Lado". O álbum vai ser lançado em países como a Bélgica, Holanda, Luxemburgo e França no próximo mês de Março, pela World Connection, a editora responsável pelas edições nestes países de Mariza e Sara Tavares.
Na calha para Ana Bacalhau e companhia está também uma digressão internacional, com início no dia 14 de Fevereiro em Leuven na Bélgica. Além deste país, os Deolinda têm passagens previstas pela Alemanha, França, Suíça, Áustria e Holanda.
"Canção ao Lado" foi editado em Abril e já atingiu a marca da platina no nosso país, por vendas superiores a 20 mil unidades.
Entretanto, a banda de 'Fon-Fon-Fon' fecha o ano no Algarve, com um concerto de entrada livre em Quarteira no dia 31 de Dezembro.

"...O seu nome é Deolinda e tem idade suficiente para saber que a vida não é tão fácil como parece, solteira de amores, casada com desamores, natural de Lisboa, habita um rés-do-chão algures nos subúrbios da capital. Compõe as suas canções a olhar por entre as cortinas da janela, inspirada pelos discos de grafonola da avó e pela vida dos vizinhos. Vive com dois gatos e um peixinho vermelho..."
Assim se apresenta o projecto nacional formado por Ana Bacalhau na voz, Pedro e Luís Martins nas guitarras e Zé Pedro Leitão no contrabaixo.

A proposta deste grupo bem lisboeta é trazer o fado para ser visto sob um caleidoscópio de cores que tanto vão buscar à tradição da música popular portuguesa de José Afonso a António Variações como à do fado clássico de Amália e Alfredo Marceneiro, tudo enquadrado por uma alegria dançável bem espelhada nos tons garridos e coloridos das roupas de Ana Bacalhau e da boneca que lhes serve de logo.
Uma palete onde curiosamente não há lugar para a guitarra portuguesa, aqui substituída pelas guitarras clássicas dos irmãos Martins, os dois mentores do grupo que em 2006, na altura ainda dos Bicho de 7 Cabeças, decidiram convidar a prima Ana Bacalhau, dos Lupanar, para cantar um conjunto de temas para um novo projecto ainda sem nome. Logo de seguida, o contrabaixista José Pedro Leitão, também dos Lupanar, ingressou na banda, dando forma ao conceito Deolinda.

Dois anos depois, com muitos concertos na bagagem, chega o disco de estreia "Canção ao Lado", com participações de Mitó dos A Naifa, Norberto Lobo e as ex-Pinhead Society Joana Sá e Mariana Ricardo.
Apresentado por singles como 'Fado Toninho' e 'Clandestino', "Canção ao Lado" é também pretexto para uma digressão de Verão que passa pelo Sudoeste TMN e termina com um concerto esgotado na Aula Magna, em Lisboa.

Alinhamento
Deolinda - Fon-fon-fon
Deolinda – Canção ao lado
Madredeus – A vaca de fogo
Viviane – A vida não chega
Ala dos Namorados – Loucos de Lisboa
Deolinda – Fado toninho
Ornatos Violeta – Capitão romance
Jorge Palma – Deixa-me rir
Mafalda Veiga – Uma gota
Vitorino - Joana Rosa
Deolinda – Mal por mal

Sem comentários: