sexta-feira, 12 de dezembro de 2008

Barco Ancorado 12/12/2008


Os Pearl Jam vão reeditar o primeiro disco, "Ten", no dia 23 de Março de 2009. Este lançamento abre uma série de reedições destinadas a assinalar o 20º aniversário da banda em 2011.
A nova edição de "Ten", originalmente lançado em 1991, vai ser disponibilizada em quatro versões, todas com o disco original remasterizado e uma remistura do álbum da autoria do produtor Brendan O'Brien. Além destes dois CD´s, as edições vão repartir extras como o DVD inédito do espectáculo no "MTV Unplugged" em 1992, o LP com a gravação do concerto no festival Drop in The Park também em 1992, uma cópia em disco de uma demo de três temas, com a voz original de Eddie Vedder, temas bónus como 'Brother', 'Just a Girl', 'Breath and a Scream' e 'Evil Little Goat' e ainda uma cópia do livro de apontamentos cheio de notas e imagens da autoria de Vedder e Jeff Ament.
O álbum vai estar disponível para pré-compra no site oficial pearljam.com, antes da saída para as lojas a 23 de Março.

Foi ao som de "Ten" que a geração nascida em finais 70 e início de 80 começou a aprender a ouvir música e, independentemente do rumo que os seus gostos musicais possam ter tomado, o certo é que os Pearl Jam marcaram o seu despertar para o mundo da música.
Inseridos no chamado movimento grunge, originário da cidade de Seattle, os Pearl Jam nasceram em 1990. Nesse ano o vocalista Andrew Wood sofreu uma overdose de heroína e o guitarrista Stone Gossard e o baixista Jeff Ament formaram uma nova banda. Ao duo, juntou-se ainda o guitarrista Mike McCready e o baterista dos Soundgarden, Jack Cameron. Com esta formação, o grupo gravou uma maqueta, que acabou por chegar às mãos de Eddie Vedder, por meio de Jack Irons, futuro baterista dos Pearl Jam.
Vedder era, na altura, um surfista de São Diego com vinte e cinco anos de idade, que se encarregou de escrever as letras e dar voz às músicas gravadas na maqueta. Foi convidado a integrar a banda, na altura ainda denominada Mookie Blaylock, em homenagem ao jogador da NBA, e a formação ficou completa com o recrutamento do baterista Dave Krusen.

Após a mudança de nome para Pearl Jam, em homenagem à compota feita pela avó de Eddie Vedder, a banda editou o seu álbum de estreia, "Ten", em 1991. A recepção foi uma decepção, mas curiosamente, após a entrada em cena de "Nevermind" dos Nirvana, as vendas descolaram e as rádios foram inundadas com os hinos dos Pearl Jam, "Jeremy", "Evenflow" e "Alive".
O segundo álbum, "Vs.", chegou às lojas em 1993, já sem o baterista Krusen, cujo lugar foi entretanto ocupado por Dave Abbruzzese. A legião de seguidores da banda desenhava-se cada vez mais vasta e sólida. "Vs" conquistou a múltipla-platina, tendo vendido perto de um milhão de cópias na semana em que foi editado, o que o tornou líder das tabelas norte-americanas.
Seguiu-se o multi-platinado "Vitalogy", que esteve apenas disponível em vinil por um período de duas semanas e que, assim que saiu em formato convencional, foi catapultado para as tabelas de vendas. Em 1995 os Pearl Jam gravaram um álbum em conjunto com Neil Young, intitulado "Mirror Ball", que acabou por ser editado apenas em nome de Young, deixando os Pearl Jam de fora, devido a complicações legais.

"No Code" (1996) foi o álbum que marcou a maior evolução na carreira dos Pearl Jam. Afastou-se das suas declaradas influências rock e desiludiu alguns dos seus seguidores, do mesmo modo que chamou a atenção de outros. Apesar de ter recebido críticas positivas, não figurou entre os mais vendidos durante muito tempo. Igual sorte teve "Yield" (1998), álbum que serviu de mote para uma digressão que deu origem ao disco ao vivo "Live On Two Legs", editado no final do ano e que contou com Matt Cameron no lugar de Jack Irons, que ficou de fora devido a problemas de saúde.
Em 1999, o grupo abriu caminho para a chegada de "Binaural", com a gravação de uma versão de "Last Kiss", original de J. Frank Wilson. O sucessor de "Yield" chegou então em 2000.
Ainda durante esse ano, chegou às lojas um conjunto de vinte e cinco discos ao vivo em formato duplo, que os Pearl Jam resolveram editar para combater a pirataria discográfica. De fora, ficou apenas o registo do concerto realizado em Roskild, na Dinamarca, devido às consequências trágicas do espectáculo.
O regresso aos originais registou-se em Novembro de 2002 com o álbum "Riot Act", referido por alguns entendidos na matéria Pearl Jam como o melhor álbum da banda editado até então. "Pearl Jam", um álbum homónimo, marcou o regresso ao mercado discográfico em 2006.

Alinhamento
Pearl Jam - Alive
Pearl Jam - Evenflow
Nirvana – Come as your are
Dave Matthews Band – Don´t drink the water
Pearl Jam - Jeremy
Foo Fighters – All my life
Pearl Jam – Last kiss

Sem comentários: