quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Barco Ancorado 17/12/2008


O seu irmão gostava de jogar à bola com os amigos, mas Alejandro Sanz era uma criança mais introvertida, e o seu brinquedo preferido era um gravador de cassetes, até os pais lhe oferecerem uma guitarra quando fez sete anos. A partir daí, começou a entreter-se a tocar, dia e noite, mas sempre convicto de que no futuro seria sapateiro.
Alejandro Sánchez Pizarro nasceu em Madrid no dia 18 de Dezembro de 1968, e viveu em Pueblo Nuevo até aos treze anos. Durante a adolescência tocava músicas de Paco de Lucia na rua para os amigos, cada vez mais frequentemente. Esta quarta-feira, o cantor espanhol completa 40 anos.

O cantor deu início à sua carreira artística em 1991, com a gravação do álbum "Viviendo Deprisa", que vendeu mais de um milhão de unidades e foi sete vezes platina, tornando Alejandro num dos nomes mais sonantes da música espanhola da década de 90.
Em 1993, "Si Tu Me Miras" viu a luz do dia, confirmando a conquista de um lugar sólido no panorama musical espanhol por parte do cantor, que revelou um amadurecimento a nível de composições, que lhe permitiu estabelecer contacto com nomes como Paco de Lucia, a sua grande referência, Nacho Mañó e Chris Cameron.

Alejandro Sanz foi sempre muito ligado à família, e ainda hoje transporta consigo fotografias suas na carteira. Em 1994, quando se encontrava já numa posição confortável a nível financeiro, o cantor ofereceu um Mercedes ao pai e abriu um cabeleireiro para a mãe. Foi também durante esse ano que se mudou para um luxuoso bairro no norte de Madrid, cuja morada permaneceu secreta devido ao cerrado assédio das fãs. E a provar que 1994 foi um ano em cheio, o cantor fez chegar às lojas mais um disco, intitulado "Alejandro Sanz Básico", especialmente dedicado aos fãs, uma vez que incluiu alguns dos seus melhores êxitos já editados em trabalhos anteriores.
"Alejandro Sanz III", foi o nome do seu terceiro registo de originais, que chegou ao mercado em 1995. O trabalho foi produzido por Angel Arenas e Emanuele Ruffinengo, e apresentou uma maior diversidade musical do que os trabalhos anteriores, procurando desse modo chegar a um público mais abrangente.

Dois anos depois, foi editado "Más", um disco resultante de três anos de trabalho, durante os quais Alejandro aprofundou os seus conhecimentos musicais, aprendeu piano e compôs cerca de trinta canções, das quais dez foram seleccionadas e posteriormente incluídas no álbum. O trabalho intensivo foi recompensado por um record de setenta e sete semanas de permanência no top dos mais vendidos no mercado espanhol, das quais vinte e seis foram passadas no topo da tabela, em grande parte graças ao grande êxito "Corázon Partío".
Em 2000, chegou às lojas "El Alma Al Aire", disco sucessor do multi-premiado "Más", que, mais uma vez, segue muito de perto a linha das baladas românticas, incluindo participações de artistas como Ludovico Vagnone.
Seguiram-se mais dois trabalhos até à data. “No Es Lo Mismo”, de 2004, e “El Tren de los Momentos”, datado de 2006.

Alinhamento
Alejandro Sanz – Corazon partio
Alejandro Sanz – Cuando nadie me ve
Amistades Peligrosas – Lagrimas de metal
Mecano – Me cuesta tanto olvidarte
Alejandro Sanz – No es lo mismo
Luis Miguel - Encadenados
Chayanne – Contra vientos y mareas
Alejandro Sanz – Si fuera ella

Sem comentários: