terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Barco Ancorado 2/12/2008


Descendente de pais portugueses, Nelly Furtado nasceu e cresceu no Canadá, mas sempre teve contacto com a cultura portuguesa, guardando bem presente na memória a recordação de umas férias passadas nos Açores. No entanto, foi em 2000 que, com o lançamento do seu álbum de estreia, intitulado "Whoa Nelly!", a cantora estabeleceu um contacto mais próximo com Portugal.
Nelly Furtado cresceu inserida numa família de classe média, com poucas possibilidades financeiras, que lhe ensinou desde cedo que a vida afinal não constava apenas de facilidades. O facto da mãe ser mulher-a-dias levou Nelly a começar igualmente a arrumar quartos, actividade que exerceu durante oito verões.
Esta terça-feira, Nelly Furtado está de parabéns. Completa 30 anos.

Foi como meio de distracção que Nelly Furtado, a certa altura, se virou para a música. Aprendeu a tocar guitarra e ukelele numa altura em que as suas preferências musicais iam para nomes como Mariah Carey, Salt n' Pepa, TLC, Jodeci e Bell Biv Devoe. Mais tarde a curiosidade pela colecção de discos do irmão levou-a a descobrir sonoridades bem diferentes, através de bandas como os Radiohead, Portishead, Oasis, U2 e Pulp. O contacto com outros géneros musicais foi iniciado pela mão de artistas como Amália Rodrigues e Nusrat Fateh Ali Khan, e estendeu-se depois ao hip hop, um estilo musical a que Nelly começou a prestar mais atenção em Toronto.
Depois de terminar o liceu, foi para lá que a cantora se mudou, começando a trabalhar numa companhia de alarmes durante o dia, e dedicando as noites à música. Fez parte de um grupo de hip hop chamado Nelstar, que a levou a tirar da gaveta influências de grupos como os De La Soul e os Digable Planets.

Impressionados com as potencialidades de Nelly e com a empatia que demonstrava ter com os palcos, Brian West e Gerald Eaton, ambos membros da banda canadiana Philosopher Kings, ofereceram-se para produzir a primeira maqueta da cantora. Foi durante as gravações deste primeiro trabalho, que surgiram alguns dos temas que mais tarde vieram a compor "Whoa Nelly!", de onde foi extraído o cartão de visita "I'm Like A Bird", que deu a conhecer a cantora ao mundo e a trouxe de volta a Portugal em 2001, primeiro ao Paradise Garage, depois ao auditório da RDP, para dois espectáculos de apresentação do seu disco de estreia.
A julgar pelos resultados da edição 2001 dos Juno Awards o futuro adivinhava-se promissor para Nelly Furtado, que se sagrou vencedora nas categorias de "Melhor Single", "Melhor Compositora", "Melhor Produtora" e "Melhor Artista Revelação a Solo".
Dois anos depois, Nelly Furtado lançou "Folklore", um disco que deu a conhecer temas como 'Powerless (Say What You Want)', 'Try' e 'Explode'.

Em 2004, Nelly Furtado foi convidada para interpretar o tema oficial do Euro 2004. 'Força' foi o tema escrito especificamente para o Campeonato Europeu de Futebol de Portugal.
Em 2006 viu a luz do dia o disco "Loose", um álbum mais virado ao hip hop e R&B, e Nelly mudou radicalmente de visual, apresentando-se mais feminina que nunca. 'Maneater' e 'Promiscuous', os dois primeiros singles desse disco, alcançaram rapidamente sucesso em todo o mundo. Do registo constam ainda os temas 'Te Busque', um dueto com o colombiano Juanes, 'No Hay Igual', com a colaboração de Calle 13, 'All Good Things (Come To An End)', escrito em parceria com Chris Martin, vocalista dos Coldplay, e uma versão alternativa de 'Maneater' cantada em parceria com os Da Weasel, que integra apenas a edição portuguesa de "Loose".

Alinhamento
Nelly Furtado – On the radio
Nelly Furtado – I´m like a bird
Gwen Stefani - Cool
Pink – Don´t let me, get me
Justin Timberlake - Señorita
Nelly Furtado – Powerless (Say what you want)
Avril Lavigne - Complicated
Alicia Keys - No one
Nelly Furtado - Maneated

Sem comentários: