segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Barco Ancorado 08/12/2008


Na noite de 8 de Dezembro de 1980, quando voltava para o apartamento onde morava em Nova Iorque, no edifício Dakota, em frente ao Central Park, foi abordado por um rapaz que durante o dia lhe havia pedido um autógrafo num LP Double Fantasy. O rapaz era Mark David Chapman, um fã seu e dos Beatles, que disparou com um revólver calibre 38. A polícia chegou minutos depois e levou a vítima para o hospital. O assassino permaneceu no local com um livro nas mãos, "O Apanhador no Campo de Centeio", de J.D. Salinger.
Passam esta segunda-feira 28 anos da morte daquele que por muitos é considerado um dos maiores músicos de sempre: John Lennon.

John Lennon morreu após perder cerca de 80% do seu sangue, aos quarenta anos de idade. Logo após a notícia da morte de Lennon, que correu o mundo, uma multidão juntou-se em frente ao edifício Dakota, com velas e cantando canções de John e dos Beatles. O corpo foi cremado no Cemitério de Ferncliff, em Hartsdale, cidade do estado de Nova Iorque, e as cinzas do mítico cantor seriam guardadas pela sua mulher, Yoko Ono.

O assassino de John Lennon, Mark David Chapman, foi preso, uma vez que permaneceu no local do crime, à espera que a Polícia chegasse. Ao entrar na viatura, pediu desculpas aos polícias pelo "transtorno que havia causado". Já no julgamento alegou ter lido no livro "O Apanhador no Campo de Centeio" uma mensagem que dizia para matar John Lennon. Mark Chapman foi condenado a prisão perpétua e até hoje é mantido numa cela separada dos outros presos, devido às ameaças de morte que recebeu.
Nos últimos anos, Chapman tentou vários pedidos de liberdade condicional, que foram sempre negados.

Após a morte de John Lennon foi criado um memorial chamado Strawberry Fields Forever no Central Park, em frente ao edifício Dakota. Alguns discos póstumos foram lançados, como Milk and Honey, com sobras de canções do disco Double Fantasy. Várias colectâneas e um disco chamado Accoustic foram lançados em 2005. Yoko Ono administra tudo o que se refere a John Lennon: as suas canções na carreira a solo, os vídeos e filmes.
A última foto de John Lennon vivo, ao lado do seu assassino, foi tirada pelo fotógrafo Paul Goresh.

Alinhamento
John Lennon – Just starting over
John Lennon – Jealous guy
Cat Stevens – Oh very young
The Mamas & The Papas – Make your own kind of music
Simon & Garfunfel - Bridge over troubled water
John Lennon – Woman
Linda Ronstadt – Don´t know much (ft Aaron Neville)
Roy Orbison – Crying (ft K.D. Lang)
The Animals – The house of the rising sun
John Lennon - Imagine

Sem comentários: