quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Barco Ancorado 03/12/2008


A Ala dos Namorados deu por concluída a sua carreira. De acordo com o seu manager, em declarações ao Correio da Manhã, o grupo «acaba naturalmente».
Já no início de 2009, o vocalista Nuno Guerreiro irá realizar uma digressão com temas seus e êxitos da Ala dos Namorados, recorrendo a «novos músicos e outra sonoridade». Nuno Guerreiro, planeia gravar um segundo disco em nome próprio «mais soul e dançável».
Já Manuel Paulo, está em estúdio com o companheiro da Ala dos Namorados, João Monge, a gravar «Pássaro Cego», «um disco conceptual» marcado pela música portuguesa e africana e cantado por Nancy Vieira.

A Ala dos Namorados surgiu sob o impulso de Manuel Paulo, João Gil e João Monge, três amigos que começaram a compor juntos os primeiros temas e, aos quais se juntou, algum tempo depois, José Moz Carrapa. O quarteto continuava, no entanto, sem vocalista, pelo que surgiu mesmo a hipótese de gravarem com vários cantores. A ideia, porém, foi posta de parte quando ouviram pela primeira vez a voz desconhecida de Nuno Guerreiro. O primeiro contacto teve lugar no Teatro S. Luís durante um concerto de Carlos Paredes em 1992, cuja participação do músico foi fruto de um episódio curioso. Nuno Guerreiro foi um dos presentes na assistência de um dos últimos ensaios para o concerto do S. Luís e, num canto improvisado, a sua voz sobressaiu na sala e chamou imediatamente a atenção dos músicos presentes em palco e do próprio Carlos Paredes, que interrompeu a actuação para perguntar ao cantor se se queria juntar ao colectivo.
Nuno Guerreiro aceitou o convite e viu assim chegada a oportunidade de contactar com vários artistas, entre os quais estava Manuel Paulo, cujo projecto conjunto com João Gil, João Monge e Moz Caparra continuava sem vocalista. O quarteto convidou o cantor para integrar o grupo e assim surgiu a Ala dos Namorados.

1994 foi marcado pela estreia discográfica do grupo com o álbum homónimo, e foi também o ano em que os músicos se aventuraram pela primeira vez no mercado internacional ao abrirem o Festival de Brugges.
No ano seguinte, foi editado "Por Minha Dama" e seguiu-se mais uma série de concertos no estrangeiro, nomeadamente em Barcelona no "Mercat de Música Viva de Vic", que valeu à banda o Prémio de Melhor Artista Estrangeiro. A partir daqui, as actuações fora de portas passaram a ser uma constante no dia a dia da Ala dos Namorados, que durante o ano de 1996 participou pela segunda vez no "Festival de Música de Brugges"; actuou no "Poetry Night" em Utrecht, na Holanda; nos Pirinéus participou no "Festival Pirineos Sur" e voltou a Utrecht para o seu "Festival de Música".

Ainda neste ano, foi editado o álbum "Alma", que voltou a contar com uma série de convidados, como José António Santos, Nélson Cascais, Rui Alves, Eduardo Miranda, Manuel Rocha, Pedro Wallenstein, Carlos Costa e um coro de quinze elementos da Gulbenkian, no tema "Manto Negro". De salientar ainda que o disco foi editado simultaneamente em Portugal, Bélgica e Holanda e produzido pelo próprio grupo.
"Solta-se o Beijo", gravado ao vivo, foi o sucessor de "Alma", tendo atingido um nível de vendas superior a 40 mil unidades, o que se traduziu em disco de platina para a banda. "Cristal" chegou em 2000 e o primeiro cartão de visita seria "Fim Do Mundo (E Ao Cabo Do Teu Ser)". Em 2004 é gravado um DVD e um CD, “Ao vivo no S. Luiz”, e em 2007, após a saída de João Gil para formar a Filarmónica Gil, tendo como guitarrista Mário Delgado e com canções de João Monge e Manuel Paulo, também responsável pela produção, o grupo edita “Mentiroso Normal”.
Agora, é anunciado o fim formal da Ala dos Namorados.

Alinhamento
Ala dos Namorados – Loucos de Lisboa
Ala dos Namorados – Solta-se o beijo (ft Sara Tavares)
Humanos – Muda de vida
Clã – Problema de expressão
Mesa – Luz vaga (ft Rui Reininho)
Ala dos Namorados – Caçador de sóis
Rui Veloso – Nunca me esqueci de ti
Jorge Palma – Encosta-te a mim
Ala dos Namorados – Fim do Mundo

Sem comentários: