segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

Barco Ancorado 15/12/2008


A banda de 'Hotel California' apresenta-se no Pavilhão Atlântico a 22 de Julho do próximo ano, trazendo na bagagem o seu mais recente álbum, "Long Road Out of Eden", editado o ano passado e vencedor de um Grammy.
Os Eagles são uma das mais bem sucedidas bandas norte-americanas, tendo o seu "Greatest Hits" sido o disco mais vendido da história dos EUA, ultrapassando "Thriller" de Michael Jackson e "Back in Black" dos AC/DC.
Os bilhetes para o concerto dos Eagles já estão à venda nos locais habituais e os preços variam entre os 35 e os 55 euros.
O espectáculo está marcado para as 21h00.

Uma fórmula de sucesso difícil de igualar, tendo em conta os números impressionantes de vendas, e uma série de temas que são verdadeiros clássicos do rock. Tudo isto pertence a uma só banda, os Eagles. As suas actividades iniciaram-se nos anos 70, mas a sua popularidade mantém-se praticamente intocável até aos dias de hoje.
A reunião da formação ocorreu em Los Angeles quando Randy Meisner, Bernie Leadon, Don Henley e Glenn Frey se cruzaram. Depois de muitas colaborações e participações em vários projectos, em conjunto ou separadamente, os Eagles reuniram-se definitivamente em 1971. O primeiro álbum da banda americana acabou por ser gravado em Inglaterra em 1972, e lançado no mercado ainda nesse ano.
A estreia em disco não podia ter tido melhores resultados, "The Eagles", o auto-intitulado registo alcançou o top20 americano e deu origem a dois singles triunfantes, que alcançaram o top10, "Take It Easy" e "Witchy Woman". Passados dois anos, e após novas sessões de gravação em terras britânicas, a banda lançou "Desperado", que voltou uma vez mais a ter resultados surpreendentes, chegando ao top40 e conquistando o disco de ouro. Seguiu-se "On The Border", que trouxe consigo o single dos Eagles que chegou pela primeira vez a número 1, "The Best Of My Love".

A caminhada triunfante da banda de Los Angeles estava, no entanto, ainda no seu começo. "One Of These Nights" o quarto conjunto de originais chegou facilmente ao primeiro lugar do top americano, promoveu várias nomeações para os Grammys, e contou ainda com três singles que entraram para os cinco primeiros lugares nas tabelas. A saída de Bernie Landon e a entrada de Joe Walsh aconteceu já durante a digressão mundial, entretanto, realizada. O álbum seguinte, "Eagles: Their Greatest Hits 1971-1975", transformou-se num verdadeiro fenómeno, vendendo mais de vinte e cinco milhões de cópias, ultrapassando os resultados de "Thriller" de Michael Jackson.
Depois, novo triunfo. "Hotel California" subiu até ao primeiro lugar em apenas uma semana, consumou o disco de platina nesses escassos dias, e acabou por vender mais de dez milhões de discos. O quinto conjunto de originais dos californianos valeu-lhes ainda o Grammy para o melhor disco do ano, em 1977. O disco trouxe consigo dois indiscutíveis clássicos, na altura lançados em single, o tema-título, "Hotel California" e "New Kid In Town".

O último ano da década de 70 conheceu o lançamento de "The Long Run", que certificou novos êxitos. O disco chegou uma vez mais a número 1, conseguiu mais um Grammy e obteve novos recordes a nível de vendas. O fim da carreira do grupo da Califórnia foi oficialmente anunciado em Maio de 1982. Apesar de muitas propostas com vista a uma nova reunião, todas elas foram prontamente recusadas, tendo os membros dos Eagles aceitado somente fazer aparições pontuais em concertos de beneficência.
O tão esperado reencontro do grupo acabou por se proporcionar em 1994. Uma actuação na MTV e uma nova tournée, promoveram as sessões depois editadas com o título "Hell Freezes Over", que conquistou novas marcas notáveis no campo comercial. As últimas aparições dos Eagles ocorreram em 1998, quando entraram para o Rock And Roll Hall Of Fame e, um ano depois, quando fizeram um concerto na passagem de ano de 2000.
No ano passado, surgiria um novo trabalho de estúdio: “Long Road Out Of Eden”, que venceu um Grammy e virá na babagem dos Eagles no próximo ano, para um concerto em Lisboa.

Alinhamento
The Eagles – New York minute
The Eagles - Desperado
Boston - Amanda
Fleetwood Mac – As long as you follow
The Eagles – Hotel California
Led Zeppelin – All my love
The Eagles – Wasted time

Sem comentários: