sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Barco Ancorado 19/12/2008


Pedro Abrunhosa nasceu no Porto a 20 de Dezembro de 1960 e, após uma primeira passagem pela Escola de Música Ravina em 1972, iniciou a sério os seus estudos musicais em 1976, na Escola de Música do Porto, começando, dois anos depois, o estudo de um instrumento: o contrabaixo. Ingressou em seguida no Conservatório de Música do Porto. Nesse período, foi convidado a integrar o Grupo de Música Contemporânea, do compositor espanhol Enrique Macias. Em 1981, é diplomado em Pedagogia Musical. Em 1984, desloca-se a Espanha para aprofundar os estudos de contrabaixo, ao qual se dedica nos anos seguintes. Aprende com o contrabaixista Todd Coolman e com os músicos Joe Hunt, Wallace Rooney, Gerry Nyewood e Steve Brown. E depois com Adriano Aguiar e Alejandro Erlich Oliva, seus mestres de contrabaixo. Foram os anos do jazz. Durante o resto da década mantém-se muito activo. Colaborou com grandes figuras como Paul Motion, Bill Frisell, Joe Lovano, David Liebman e Billy Hart. Complementa a sua formação em várias vertentes, participa em Seminários, lecciona na Escola de Jazz do Hot Club, de Lisboa e na Escola de Jazz do Porto, de que é co-fundador (bem como da sua respectiva Orquestra), arranjando ainda tempo para tocar ao vivo. Funda e dirige também a "Cool Jazz Orchestra", uma banda vocacionada para o Rhytm n' Blues que, após três anos de intenso trabalho, viria a dar origem ao grupo "Pedro Abrunhosa e a Máquina do Som", orientado para a execução de temas originais da sua autoria.
Este sábado, Pedro Abrunhosa completa 48 anos.

Com os Bandemónio, grava para a multinacional Polygram o seu primeiro disco, "Viagens", que conta com a participação de Maceo Parker, saxofonista habitual de James Brown. "Viagens" vende mais de 130 mil cópias, chegando à tripla platina. Abrunhosa dá então mais de 120 concertos por todo o país, e também nos EUA, Brasil, Macau, França e Espanha, entre outros. Em Dezembro de 1994 tem destaque de primeira página na revista norte-americana "Billboard", o que lhe dá um empurrão para o início de uma carreira internacional. E, em Setembro de 1996, desloca-se a Memphis e Minneapolis, onde ultima a preparação do seu segundo trabalho. Todo o processo de misturas finais, assim como grande parte da gravação da secção rítmica e voz, estiveram a cargo de Tom Tucker, responsável pelas misturas de álbuns de Prince. Abrunhosa convida para participar neste disco uma série de músicos, tanto portugueses como estrangeiros. "Tempo" é o título deste trabalho, que chega, logo na primeira semana, à dupla platina.

Pedro Abrunhosa compôs e executou a música para o filme "Adão e Eva", de Joaquim Leitão (que bateu todos os recordes de bilheteira). 'Se eu fosse um dia o teu olhar' foi editada também no Brasil e vendeu mais de 800 mil cópias. Tendo em vista a sua internacionalização, desloca-se a Madrid, Paris e Londres, gravando, nas respectivas línguas, alguns dos temas do álbum "Tempo". Compõe a música e letra para o musical "O Rapaz de Papel", que estreia em Março de 1998, integrado no Festival dos 100 Dias (iniciativa que precedeu a abertura da Expo-98). Produz ainda o disco a solo de Diana Basto, "Amanhecer", para o qual escreveu a totalidade das músicas e letras.
É convidado por Caetano Veloso a realizar um espectáculo conjunto na Expo-98, que viria a bater os recordes de bilheteira. Participa, ao lado de Chiara Mastroianni, no filme de Manuel de Oliveira, "A Carta" (premiado no Festival de Cannes com o Grande Prémio do Júri), onde desempenha o principal papel masculino e compõe a banda sonora. "L'Amour en Latin", de Serge Abramovic ou "Novo Mundo", de António e as peças de teatro "Possessos de Amor", "A Teia", "O Aniversário de Infanta" e "150 anos de Bonfim" também têm banda sonora da sua autoria.

O terceiro disco de Abrunhosa, "Silêncio", editado em Novembro de 1999, alcançou a Platina e contou mais uma vez com participações de peso, como a dos percussionistas de Caetano Veloso, de Nina Miranda (dos Smoke City) e da secção de cordas que habitualmente trabalha com os Radiohead e dEUS. Em 2002, o álbum "Momento" conseguiu atingir a marca de dupla platina. O álbum triplo "Palco", editado em 2003 e contendo gravações de concertos ao vivo, vendeu mais de 70 mil unidades. O DVD "Intimidade", editado dois anos mais tarde, tendo sido gravado ao vivo na inauguração da Casa da Música, atinge idêntico êxito. Em 2007, Pedro Abrunhosa regressou aos álbuns de originais. “Luz” teve produção de Mário Barreiros e contou com a participação dos Bandemónio. O single de apresentação do trabalho foi 'Quem Me Leva os Meus Fantasmas'.

Alinhamento
Pedro Abrunhosa – Tudo o que eu te dou
Pedro Abrunhosa – Eu não sei quem te perdeu
Rui Veloso – Nunca me esqueci de ti
Jorge Palma - Frágil
GNR – Homens temporariamente sós
Pedro Abrunhosa - Ilumina-me
Clã – Competência para amar
Pedro Abrunhosa – Quem me leva os meus fantasmas

1 comentário:

Anónimo disse...

Parabéns pelo programa e sobretudo pelo bom gosto na selecção musical. O barco ancorado está no top 5 dos meus programas preferidos. Parabéns