terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Barco Ancorado 16/12/2008


PJ Harvey anunciou que vai lançar um novo disco em Março de 2009. O registo chama-se "A Woman a Man Walked By" e é assinado também por John Parish, marcando a primeira edição em conjunto desde "Dance Hall at Louse Point" de 1996.
Harvey lançou em 2007 o seu oitavo álbum de estúdio, "White Chalk", considerado um dos melhores do ano passado.
"A Woman a Man Walked By" foi gravado entre Bristol e Dorset, no Reino Unido.

Polly Jean Harvey foi uma das várias artistas femininas, cantoras e escritoras de canções, que surgiram na década de 90, para integrar a cena do rock alternativo. No entanto, poucas foram aquelas que, à semelhança de PJ Harvey, conseguiram demarcar o seu lugar em tão curto espaço de tempo. Após três álbuns editados, a cantora podia orgulhar-se de se ter tornado num dos mais influentes nomes da música daquela década.
Criada numa quinta em Yeovil, em Inglaterra, aprendeu a tocar guitarra e saxofone, que a levaram a integrar uma série de bandas durante a sua juventude.
Em 1991, formou o trio P.J. Harvey, com os músicos Steve Vaughn e Robert Ellis e, em conjunto, gravaram o seu primeiro single, intitulado "Dress".

O sucessor de "Dress" foi "Sheela-Na-Gig", mais um single fortemente aclamado pela imprensa britânica, e que antecedeu a chegada do álbum de estreia da cantora às lojas. "Dry", data de 1992, e foi muito bem recebido, não só no Reino Unido, como em todo o mundo e especialmente nos Estados Unidos. Foi incluído em várias listas de melhores álbuns do ano.
Em 1993 chegou às lojas "Rid Of Me", um disco cuja promoção foi apoiada por uma digressão mundial, que resultou num aumento significativo do número de fãs da cantora. No fim do ano, PJ decidiu desfazer o trio com quem tinha trabalhado até então, com o fim de experimentar a colaboração com outros músicos.
A edição de "4-Track Demos" no final de 1993 marcou a sua estreia a solo. O registo contou com um total de 14 canções, composto por uma mistura de material nunca antes editado e algumas maquetas de "Rid of Me".
O seu terceiro registo de originais viu a luz do dia em 1995. "To Bring You My Love", o disco revelou-se um trabalho ecléctico quase todo da responsabilidade da cantora que, para além de ter dado voz ao álbum, tocou guitarra e ficou responsável pela percussão e pelas teclas. Para além disso, contou com a colaboração de músicos como John Parish, Eric Drew Feldman e Joe Gore, conhecido pelo seu trabalho realizado para Tom Waits.

PJ Harvey passou a adoptar uma presença muito teatral em palco, que faz dos seus espectáculos momentos intensos tanto para a própria como para os fãs. Nomeada para dois prémios Grammy, a cantora foi, em 1995, considerada pelas revistas Spin e Rolling Stone como a "Artista do Ano", do mesmo modo que "To Bring You My Love" foi por muitas publicações considerado um dos melhores discos.
"Is This Desire?" chegou às lojas em 1998, e contou novamente com a colaboração dos reincidentes Parish, Gore e Feldman, bem como de Mick Harvey, dos Bad Seeds, e Rob Ellis, da formação original da banda de P.J. Harvey. O trabalho valeu mais uma vez à cantora nomeações para os prémios Grammy, para além de que foi a primeira artista a ser nomeada três vezes para o "Mercury Music Prize".
Em Outubro de 2000, "Stories From the City, Stories From the Sea" viu a luz do dia. O título reflecte a dupla inspiração de que a cantora gozou para compor os 12 temas do álbum, escrito durante o ano de 1999, entre Nova Iorque e Dorset, reunindo em si os dois universos contraditórios que são o meio urbano e o rural.
Em 2004 Harvey lança "Uh Huh Her", um novo longa duração. Em 2006 chegou “Peel Sessions” e no ano seguinte “White Chalk”.

Alinhamento
PJ Harvey – A place called home
PJ Harvey – To bring you my love
Sonic Youth - Superstar
Cat Power – Good woman
Yeah Yeah Yeahs - Maps
PJ Harvey – To said something
Fiona Apple - Criminal
Joy Division – She´s lost control
PJ Harvey – Good fortune

Sem comentários: