segunda-feira, 3 de novembro de 2008

Barco Ancorado 03/11/2008


Lenine tem um novo disco. "Labiata", título do registo chega às lojas nacionais a 10 de Novembro. O disco é composto por 10 temas, onde inclui a canção 'É o Que Me Interessa', da banda-sonora de uma novela transmitida na TV portuguesa.
"Labiata" sucede ao DVD "Acústico MTV", lançado há cerca de ano e meio. O registo foi o primeiro trabalho em formato acústico que Lenine editou em 25 anos de carreira e retrata o espectáculo realizado naquela estação de televisão, que contou com a participação de artistas como o camaronês Richard Boná, a mexicana Julieta Venegas, Igor Cavalera (ex-Sepultura), a harpista Cristina Braga e o oboísta Victor Astorga.

Depois d'Os Novos Baianos terem estabelecido uma ligação coerente entre uma grande diversidade de estilos musicais nos anos 70, e dos Paralamas do Sucesso terem dado continuidade ao movimento na década seguinte, Lenine assumiu o comando das operações nos anos 90, divulgando, em conjunto com nomes como Otto, O Rappa, Chico Science & Nação Zumbi, Mundo Livre S.A., Pedro Luís e a Parede e Carlinhos Brown, o chamado movimento Mangue Beat.
Pernambucano do Recife, Osvaldo Lenine Macedo Pimentel ouviu rock até aos 17 anos, altura em que descobriu o "Clube da Esquina", de Milton Nascimento, e em que assistiu a um concerto de Gilberto Gil. Aos 18, trocou Pernambuco pelo Rio de Janeiro e participou no festival da TV Globo, MPB 81, com o tema "Prova de Fogo".
Lenine é hoje considerado um dos mais inteligentes músicos, compositores e produtores do Brasil, que depois de ter apostado na divulgação a nível nacional do tradicional maracatu da sua terra natal, misturou-o com laivos de pop e apresentou-o ao mundo com a ajuda de Mestre Ambrósio, Chico Science & Nação Zumbi, António Nóbrega e Maracatu Nação Pernambuco.

O primeiro álbum de Lenine foi editado em 1983. Intitulado "Baque Solto", o registo contou com a colaboração do músico Lula Queiroga e procurou essencialmente estabelecer uma ponte entre as sonoridades do nordeste brasileiro e o pop/rock. Só depois de um hiato de 10 anos o músico regressou às edições discográficas, com "Olho de Peixe", mais um registo gravado em parceria, desta feita com Marcos Suzano, um percussionista conceituado habituado a trabalhar exclusivamente com grandes músicos. O disco foi muito bem recebido pelos fãs da MPB e figurou entre os 100 mais vendidos do ano no mercado japonês.
O primeiro disco a solo de Lenine foi "O Dia Em Que Faremos Contacto", misturado nos estúdios Realworld, de Peter Gabriel, que viu a luz do dia em 1997. O álbum valeu ao músico dois prémios Sharp, para Melhor Artista Revelação e Melhor Canção, com o tema "A Ponte", gravado em conjunto com Lula Queiroga.
O tempo que se seguiu foi passado na estrada, numa digressão que percorreu o Brasil e o Japão, e em 1999 Lenine participou no projecto "Carte Blanche", em Paris, a convite de Caetano Veloso.

Em Agosto do mesmo ano, Lenine fez chegar às lojas o seu tão aguardado segundo álbum a solo, intitulado "Na Pressão". O registo reuniu colaborações de artistas como Arnaldo Antunes, Dudu Falcão, Lula Queiroga, Paulinho Moska, entre outros, e incluiu uma homenagem ao mestre Jackson do Pandeiro, no tema "Jack Soul Brasileiro".
Da mistura de universos tão distintos como o samba, rap, maracatu, funk, embolada, balada, rock, techno e jungle, resultou um disco marcado pela criatividade, e que para além de ter fugido aos padrões da pop habitual, misturando tradição com inovação, fê-lo sempre com grande dose de coerência.
No ano 2000, Lenine regressou à estrada, tendo passado por Berlim, França, Holanda e ainda pelo célebre Jazz Café em Londres.
Seguiram-se os trabalhos 'Falange Canibal', 'In Cite', o 'Acústico MTV Lenine' e agora chega 'Labiata'.

Alinhamento
Lenine – Todas elas juntas num só ser
Lenine – A ponte
Paralamas do Sucesso – A novidade
Skank - Resposta
Tim Maia e Marisa Monte – Ainda lembro
Lenine - Paciência
Tom Jobim - Surfboard
Maria Rita – Dos gardenias
Lenine – É o que me interessa

Sem comentários: