quarta-feira, 12 de novembro de 2008

Barco Ancorado 12/11/2008


O novo álbum de Antony and the Johnsons sai a 20 de Janeiro. «The Crying Light» tem arranjos de Nico Muhly. A capa é do japonês Kazuo Ohno, que já tinha assinado o mesmo tipo de trabalho para o EP « Another World», acabado de editar. O disco traz dez canções. Enquanto não está disponível, revisitamos no Barco Ancorado temas mais antigos de Antony and the Johnsons.

Os Anthony and the Johnsons são uma banda maleável que tem como rosto central e fixo a personalidade forte do vocalista Antony Hegarty.
O poderio da sua voz andrógina, muito devedora da influência da diva de jazz Nina Simone, as influências glam e da synth-pop de Marc Almond e ainda uma certa compatibilidade com a neo-folk dão à música do grupo um contexto muito rico e atraente.

O segundo álbum "I'm a Bird Now" (2005) resiste ainda como a obra seminal deste projecto e figura como um dos discos mais emblemáticos da sonoridade indie da primeira década deste milénio.

Antony, nova-iorquino de origem inglesa, tem sido visita frequente a Portugal. Fez as primeiras partes dos esotéricos Current 93 no Teatro Ibérico e das CocoRosie no Lux-Frágil, integrou uma digressão do seu padrinho musical Lou Reed que passou por Coimbra aquando da promoção ao álbum "The Raven" dedicado a Edgar Allan Poe, e já actuou em nome próprio na Aula Magna.

Alinhamento
Antony and the Johnsons – You are my sister
Antony and the Johnsons – Hope there´s someone
Kings of Convenience – Manhattan skyline
Sondre Lerche – Two way monologue
Antony and the Johnsons – The atrocities
Jeff Buckley – So real
Rilo Kiley - Silver lining
Antony and the Johnsons (feat Lou Reed) – Perfect day

Sem comentários: