quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Barco Ancorado 19/11/2008


O novo álbum dos Nouvelle Vague vai ser um disco de duetos, no qual as versões recriadas serão partilhadas por alguns dos seus cantores originais, como é o caso de Ian McCulloch, dos Echo and The Bunnymen, ou dos israelitas Minimal Compact, e novos intérpretes menos conhecidos, que têm acompanhado o colectivo. A dupla mentora dos Nouvelle Vague, Marc Collin e Olivier Libaux, acabou por concluir que seria melhor as versões dos temas ficarem entregues aos seus primeiros intérpretes. Esse critério norteou também alguns convites para o seu projecto 'Hollywood Mon Amour'. Os Nouvelle Vague passaram na última segunda-feira pelo Casino de Lisboa.

Reinventar temas das bandas sonoras dos filmes é uma espécie de sonho antigo dos Nouvelle Vague, ainda que os anos 60 e 70 recolham a preferência de Marc Collin. A opção pelos anos 80 para 'Hollywood Mon Amour' deveu-se a outros factores: «Foi engraçado fazer canções que toda a gente, no mundo, conhece, como 'We Don't Need Another Hero' ou 'Flashdance... What a Feeling'. Mas essas não são as minhas favoritas». Apesar disso a escolha do alinhamento não foi difícil. «Assim que decidi fazer este projecto, tornou-se bastante fácil [escolher]; basicamente foi seleccionar as principais, as que toda a gente conhece, as mais óbvias. Em apenas alguns minutos fiz uma lista onde apareciam 'We Don't Need Another Hero', 'Eye of The Tiger', 'Footloose' e mesmo músicas que não são conhecidas dos filmes, como 'Call Me'», referiu Marc Collin, co-fundador dos Nouvelle Vague.

As novas cantoras dos Nouvelle Vague, Nadeah Miranda e Marianne Elise estiveram no concerto da última segunda-feira em Lisboa. Nadeah participa, de resto, no registo, em faixas como 'When Doves Cry' ou 'Forbidden Colours'; e no concerto, além destas, deu também voz a 'Take My Breath Away', não incluída no disco, partilhando com Marianne, que ocasionalmente trocou o canto pelo saxofone, as versões das outras cantoras ausentes. Para o encore estava ainda prevista uma versão de 'Ghostbusters' mas a banda não regressaria ao palco.

Alinhamento
Nouvelle Vague – This is not a love song
Nouvelle Vague – Sweet & tender hooligan
Smoke City – Underwater love
Bebel Gilberto – All around
Cibelle – Sereia amor d´água
Nouvelle Vague – Love will tear us apart
Feist - Gatekeeper
Charlotte Gainsbourg – The songs that we sing
Astrud Gilberto – Who needs forever
Nouvelle Vague – Dancing with myself

Sem comentários: