terça-feira, 4 de novembro de 2008

Barco Ancorado 04/11/2008


Os EUA decidem esta terça-feira quem vai ser o seu novo presidente. A escolha divide-se entre o republicano John McCain e o democrata Barack Obama. Este último é o favorito na corrida à Casa Branca e desde cedo colheu o apoio de inúmeras figuras do mundo artístico norte-americano, nomeadamente músicos.
Vários foram os grupos e cantores que ao longo da campanha de Obama participaram em iniciativas de recolha de fundos, ou que simplesmente se mobilizaram em solidariedade com a campanha do senador do Illinois.

Um dos músicos que participou numa acção de recolha de fundos para Barack Obama foi a cantora Joan As Police Woman, que se apresenta ao vivo em Guimarães no próximo sábado, no Centro Cultural Vila Flor.
A songwriter revela-se convicta na vitória do candidato democrata. «Penso que estas eleições vão além de qualquer fronteira partidária. Toda a gente está horrorizada com as opções da actual administração Bush e da forma como elas arruinaram tanto daquilo que são os fundamentos base do nosso país. Muitos dos nossos direitos constitucionais básicos estão reduzidos neste momento (...) E que desastre eles fizeram de grande parte do mundo. É embaraçoso (...)”, referiu a cantora numa entrevista concedida ao site 'Cotonete'.

Ao longo da campanha para as presidenciais norte-americanas outros nomes se manifestaram publicamente. Michael Stipe, dos R.E.M, conhecido pelas suas críticas a Bush, Win Butler, dos Arcade Fire, e os Wilco foram dos primeiros a avançar no apoio ao senador democrata Obama. Mais tarde surgiram os apelos de Eminem e o apoio de Bruce Springsteen. De fora também vieram incentivos como os de Chris Martin, dos Coldplay, e Obama chegou mesmo a pedir à britânica Joss Stone que fizesse a canção oficial da sua campanha.
A relação entre Obama e as celebridades do mundo artístico foi inclusivamente usada por McCain no seu discurso político. O candidato republicano acusou Obama de ter uma postura de estrela semelhante às de Britney Spears e Paris Hilton. Esta última não se fez rogada e criou mesmo um vídeo parodiando esses comentários, encenando a sua própria candidatura à Casa Branca.

Mesmo os que não se posicionaram oficialmente a favor de nenhum dos candidatos viram os seus nomes envolvidos, como aconteceu com Jon Bon Jovi. O vocalista dos Bon Jovi manifestou-se publicamente contra o uso de uma canção sua na campanha de Sarah Palin, candidata republicana à vice-presidência dos EUA. Já antes Ann e Nancy Wilson, das Heart, tinham proibido o partido de voltar a usar a canção 'Barracuda', e Jackson Browne chegou a processar os republicanos pelo uso não autorizado de 'Running On Empty'.
Sheryl Crow preferiu uma atitude mais imparcial, apelando simplesmente ao voto dos jovens, em troca do download do seu novo disco, "Detours".

Alinhamento
R.E.M. - Loosing my religion
Joan As Police Woman (ft Rufus Wainwright) – To America
Arcade Fire - Haiti
Coldplay – Speed of sound
Bruce Springsteen – My city of ruins
Joss Stone – Right to be wrong
Bon Jovi – Thank you for loving me
Sheryl Crow – The first cut is the deepest

Sem comentários: