segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Barco Ancorado 24/11/2008


A cidade de Lisboa foi o ponto de partida para uma das mais populares bandas da música portuguesa, mas igualmente para o caminho de triunfo de um dos seus fundadores e vocalista, Luís Represas. O cantor tinha 20 anos quando se juntou a João Gil, Nuno Represas, Manuel Faria e Artur Costa para formar os Trovante. Foram dezasseis anos de carreira com a popular banda, com a qual gravou dez álbuns, dois dos quais ao vivo, e ainda uma compilação composta pelos melhores temas.
A caminhada dos Trovante, desde sempre repleta de triunfos e de êxitos, foi acompanhada por inúmeras experiências, não só de participação em festivais internacionais, como de colaboração com os mais importantes nomes da música portuguesa, entre os quais José Afonso, Sérgio Godinho, Fausto ou Adriano Correia de Oliveira. Só depois da separação dos Trovante, consumada em 1992, é que Represas principiou a sua carreira a solo, com a gravação do seu primeiro trabalho, no início do ano seguinte.
Esta segunda-feira, o cantor português completa 52 anos.

Depois do fim dos Trovante, Luís Represas partiu para Cuba, com vista ao conhecimento de novas tendências e ao enriquecimento da sua experiência com os sons da melhor música cubana. O agrupamento de Pablo Milanés tornou-se cúmplice das composições executadas por Represas e por Nani Teixeira, o baixista que viajou consigo. Os arranjos do álbum estiveram entregues a Miguel Nuñez, conhecido pianista cubano. O resultado final, "Represas", contou ainda com as participações vocais do grupo Gema 4 e de Pablo Milanés, que se juntou a Represas em "Feiticeira". O álbum conheceu igualmente uma versão inteiramente cantada em espanhol, tendo em vista a conquista dos demais mercados latinos. A digressão portuguesa que se seguiu confirmou em definitivo o triunfo da carreira a solo de Represas, com duas datas completamente esgotadas no Coliseu de Lisboa a encerrarem a tour.
"Cumplicidades", editado em 96, foi o seu segundo disco, uma vez mais com colaborações de nomes de peso do panorama musical. Desta vez, Bernardo Sassetti, consagrado pianista de jazz, participou activamente na composição do longa duração do cantor lisboeta. Para além do pianista português, o disco conta ainda com a participação do irlandês Davy Spillane. A promoção do álbum passou por quatro concertos realizados no Centro Cultural de Belém, nos quais Spillane também participou, e que resultaram no disco "Ao Vivo no CCB", registo que acabou por alcançar a dupla platina.

Em 1998 houve lugar à edição de mais um conjunto de originais de Luís Represas, "A Hora do Lobo". O trabalho reuniu uma vez mais Represas e Miguel Nuñez, e prolongou o sentido melódico e único da obra do ex-Trovante. A fórmula de sucesso repete-se com novos triunfos no Coliseu do Porto e de Lisboa. O ano seguinte revela uma nova faceta do cantor, que deu voz às canções da versão portuguesa do filme de animação "Tarzan". O ano 2000 acrescentou mais uma produção à discografia de Represas com a edição de "Código Verde", gravado em Espanha. Em Abril de 2001, o músico celebrou 25 anos de carreira com dois grandes concertos, em Lisboa e Porto, e onde contou com convidados como Fausto, João Gil, Manuel Faria e Davy Spillane, entre outros.
Ainda no mesmo ano regressou à actividade discográfica com um álbum de versões de artistas nacionais e internacionais, intitulado "Reserva Especial", mostrando mais uma vez a versatilidade de Luís Represas como cantor.

Em 2003 Luís Represas lançou "Fora de Mão", um registo de originais que documenta as histórias que resultaram do reencontro do músico com os lugares que lhe são familiares e das emoções (re)descobertas entre Portugal, Cuba e República Checa.
Três anos depois o músico regressa ao activo com "A História Toda", um duplo CD e DVD gravado ao vivo, com o qual assinala três décadas de carreira. Além dos temas reunidos nos dois CDs, esta compilação traz pela primeira vez o lançamento do trabalho de Luís Represas em formato DVD, com o concerto, "30 Anos de Canções", que o cantor deu no CCB a 1 de Abril de 2006. O DVD inclui ainda depoimentos do artista e de músicos convidados que participaram no espectáculo - entre os quais o cubano Pablo Milanés -, bem como um documentário e todos os videoclips da era pós-Trovante, incluindo o primeiro teledisco do grupo, gravado em 1977, a preto-e-branco.
Finalmente, em Fevereiro deste ano chegou 'Olhos nos olhos'.

Alinhamento
Luís Represas – Sinais de afecto
Luís Represas – Da próxima vez
Paulo Gonzo – Leve beijo triste
André Sardet – Foi feitiço
Luís Represas – Ao canto da noite
João Pedro Pais – Um resto de tudo
Rui Veloso – Não me mintas
Luís Represas - Sagres

Sem comentários: