sexta-feira, 21 de novembro de 2008

Barco Ancorado 21/11/2008


Björk Gudmundsdöttir já passou dos 40, é mãe solteira islandesa e uma das musas do fim do último século e do início do milénio. Cresceu numa comunidade hippie e gravou o seu primeiro disco aos 11 anos. Fez parte de várias bandas teen (a mais conhecida chamava-se Kukl), gravou "Gling-Gló" com um trio de jazz da 'terra do gelo', mas tornou-se mais conhecida como vocalista carismática dos Sugarcubes com quem actuou, pela primeira vez, em Portugal. Quando os 'cubos de açúcar' derreteram, Björk estreou-se a solo com "Debut" e abalou o mundo da música em geral, e o da dança em particular. Vendeu que se fartou e confirmou que era muito mais do que uma personagem exótica, de cara bonita e excelente voz.
Esta sexta-feira, Björk completa 43 anos.

Novamente com Nelle Hooper como produtor, e com a colaboração do namorado da altura, Tricky, Björk lançou "Post" e confirmou todo o seu mérito. Pelo meio do caminho, ofereceu os seus originais à arte alheia e lançou dois discos de remisturas, "The Best Re mixes From The Album Debut For All The People Who Don't Buy White Labels" e "Telegram". Com o capítulo seguinte, "Homogenic", continuou a busca pela canção perfeita não perdendo arrojo e capacidade de construir verdadeiros "standards".

O aplauso da crítica e do público surgiram naturalmente e fizeram de Björk uma estrela à escala mundial, mas o passo seguinte da diva iria ecoar até aos confins do universo. Ao aceitar a oferta do realizador dinamarquês Lars Von Trier para ser a protagonista Selma de "Dancer In The Dark", Björk certamente não suspeitava que ganharia o prémio de Melhor Actriz do Festival de Cannes 2000 e que a banda sonora da sua autoria "Selmasongs" seria nomeada para os Óscares. Mas foi o que de facto aconteceu. Depois chegou "Vespertine".

Por ser considerada a maior embaixadora da Islândia no planeta, o governo do país resolveu oferecer uma ilha a Björk, que no final de Outubro de 2002 editou um "Greatest Hits", cujo alinhamento foi construído com base numa votação levada a cabo no site oficial da cantora e baseada nas preferências dos fãs.
Em 2004 foi lançado 'Medúlla', o seu quinto álbum de estúdio e, finalmente, no ano passado, viu a luz do dia 'Volta'.

Alinhamento
Björk – Hypnotise (ft Paul Oakenfold)
Björk - Oceania
Enigma – Age of loneliness
Morcheeba – The sea
Björk – Hidden place
Kraftwerk - Aerodynamic
Björk – Human behavior

Sem comentários: