terça-feira, 11 de novembro de 2008

Barco Ancorado 11/11/2008


Os Sigur Rós actuam esta terça-feira no Campo Pequeno, em Lisboa. A banda islandesa regressa ao nosso país para apresentar o novo álbum "Með Suð Í Eyrum Við Spilum Endalaust", o quinto de estúdio na sua discografia.
A primeira parte do concerto está a cargo dos também islandeses For a Minor Reflection que estão na estrada com os Sigur Rós para apresentar o seu disco de estreia.

Os Sigur Rós são um caso à parte na cena rock actual. Na verdade, de rock o grupo só terá a utilização dos seus instrumentos convencionais: guitarras, bateria e baixo. Facto inédito numa formação que, como já alguém escreveu, faz música que se assemelha ao "som das lágrimas douradas de Deus ao cairem sobre o mar".
O grupo, que foi buscar a sua designação ao nome de uma das sobrinhas de um membro, é formado em 1994 em Reykiavik por Jon Thor Birgisson (vocalista), Georg Holm (baixista) e Agust (bateria).
O trio estreia-se nos discos em 1997, com um álbum "assombrado" de nome "Von", mas que passa relativamente despercebido. No ano seguinte, é a vez de "Recycle Bin", um disco de remisturas de "Von".
Em 1999, Kjartan Sveinsson entra para a banda, para se ocupar das teclas, e o grupo edita, pouco depois, o seu segundo álbum de nome "Ágaetis Byrjun". O disco é aclamado pela crítica, chegando mesmo a Disco de Platina aquando da sua edição. "Ágaetis Byrjun" faz então disparar a popularidade da banda, que chega a ser considerada como uma das revelações do ano (para alguns, da década) e uma digna sucessora da também islandesa Björk.

Agust deixa os Sigur Rós e é substituído por Orri Pall Dyrason. Em Abril de 2000, o grupo inicia uma bem sucedida tournée pelo Reino Unido (ao lado de bandas como Radiohead ou Godspeed), assente na boa recepção que tiveram os seus singles "Sven-G-Englar" e "Ny Battery" em terras britânicas.
Durante cerca de um ano, a banda anda pela estrada promovendo "Ágaetis Byrjun" também pelos EUA e pelo Japão, e preparando, ao mesmo tempo, o seu terceiro álbum de originais. Em Outubro de 2002, regressaram aos escaparates com um álbum gravado numa piscina convertida em estúdio, onde a banda deu largas à sua imaginação minimalista, optando por não dar nomes às faixas constituintes do disco, além de as cantar numa lingua inventada intitulada Vonleska ou Hopelandic.
Em 2003 colaboram com os Radiohead para criar a música para o bailado "Split Sides".

O terceiro longa duração, "Takk", chega em 2005. O título traduzido em português significa 'Obrigado'. Os islandeses vieram ao nosso país mostrar o disco no final desse ano, num espectáculo integrado na digressão mundial que só terminaram em 2006, com um regresso ao seu país natal marcado por vários concertos em sítios pouco comuns, como fábricas abandonadas, que dão origem ao documentário "Heima".
O filme é lançado em 2007 junto à edição dupla "Hvarf-Heim", dois EP's com versões acústicas de temas mais antigos e alguns inéditos.
Para promover "Heima" a banda fez várias exibições em todo o mundo, com pequenos concertos acústicos e sessões de pergunta/resposta depois da projecção.
O quinto longa duração dos Sigur Rós chega em Junho de 2008 com um dos títulos mais impronunciáveis de sempre. "Með Suð Í Eyrum Við Spilum Endalaust" é apresentado pelo single ''Gobbledigook', um tema cheio de referências ao experimentalismo dos Animal Collective, cujo videoclipe mostra o quarteto junto a um grupo de raparigas a correr nus numa floresta, à semelhança da fotografia que aparece na capa do álbum.
O novo álbum dos islandeses é também pretexto para a sua estreia no Campo Pequeno, esta terça-feira em Lisboa.

Alinhamento
Sigur Rós - Gobbledigook
Sigur Rós – The nothing song
Cat Power – Good woman
Sufjan Stevens - Jacksonville
Elliot Smith – Memory lane
Sigur Rós - Staralfur
Joy Division - Atmosphere
Sigur Rós - Avalon

Sem comentários: