quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Barco Ancorado 06/11/2008


Um dos valores mais seguros da geração de artistas e cantoras que escolheram os espaços entre a música pop e o jazz, Lisa Ekdahl vai apresentar-se em Portugal na próxima semana. Primeiro em Lisboa, no Centro Cultural de Belém, a 14 de Novembro, e dois dias mais tarde, em Alcobaça, no Cine Teatro, Ekdahl vai apresentar as suas composições plenas de emoção. Esta é uma oportunidade singular dos portugueses verem ao vivo uma artista que já conquistou por três vezes prémios Grammy.

Aos 23 anos Lisa Ekdahl tornou-se um fenómeno na sua Suécia natal com o single 'Vem Vet (Who Knows?)', primeiro avanço para o disco de estreia homónimo. Estávamos em 1994 e o disco acabou por vender 800 mil cópias, com Lisa a receber vários prémios no seu país e em nações vizinhas como a Noruega ou a Dinamarca, incluindo a Melhor Artista da Suécia do Ano.

O contrato com a EMI não demorou, mas seria com a RCA/BMG que Lisa Ekdahl acabaria por editar os dois álbuns seguintes: "Med Kroppen Mot Jorden" de 1996 e "Bortom Det Blå" de 1997.
Um começo em grande para a cantora que cresceu em Estocolmo e no início dos 90 começou a actuar com o trio de jazz liderado pelo pianista Peter Nordahl.
Em 1998 é altura de se estrear nas edições em inglês com "When Did You Leave Heaven", o primeiro disco inteiramente de jazz e o primeiro a ter edição nos EUA, onde acaba por ser criticado pelos mais ortodoxos, que consideraram a voz doce de Ekdahl demasiado infantil para preencher os standards jazzísticos. Mas a cantora não liga e edita novo disco dedicado a este estilo de música no ano seguinte. O álbum intitula-se "Back to Earth" e vende mais de 40.000 cópias só na França, numa altura em que Lisa era elogiada pela imprensa de referência britânica.

"Lisa Ekdahl sings Salvatore Poe" é a edição que se segue abrindo novas fronteiras para a intérprete sueca, já que Ekdahl interpreta temas escritos pelo seu marido Salvatore Poe quase todos num estilo próximo da bossa nova. Este disco volta a ter sucesso na Escandinávia e na França. Seguem-se "Heaven Earth & Beyond" de 2002 e as edições em sueco "Olyckssyster" de 2004 e "Pärlor Av Glas" de 2006.
Com três Grammys na prateleira e oito álbuns, Ekdahl está sem dúvida nos primeiros lugares do lote das grandes vozes do lado mais light do jazz ao lado de Diana Krall, Norah Jones ou Stacey Kent.

Alinhamento
Lisa Ekdahl – Cry me a river
Lisa Ekdahl – Vem vet
Norah Jones – The long day is over
Lisa Ekdahl – Deep inside your dreams
Diana Krall – Love letters
Isabelle Boulay – Dieu des amours
Lisa Ekdahl – It was just one of these things
Billie Holiday – Blue moon
Nina Simone – My baby just cares for me
Madeleine Peyroux – Dance me to the end of love
Lisa Ekdahl - Daybreak

Sem comentários: