quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Barco Ancorado 05/11/2008


O primeiro disco de Bryan Adams, um single inspirado no disco sound, "Let Me Take You Dancing", passou despercebido mas valeu-lhe um contrato com a editora A&M Records, em 1978. O álbum de estreia, "You Want It You Got It", que também não conseguiu resultados por aí além, proporcionou ao músico a actuação nas primeiras partes de concertos de bandas como os Foreigner ou os Kinks.
Aos 16 anos, o canadiano decide entrar no mundo da música. Deixa a escola, compra um piano e começa a compor canções, em conjunto com Jim Vallence, para bandas como os Kiss, Lover Boy ou para Bonnie Tyler.
Filho de um diplomata, Bryan Adams chegou a viver em Birre, na zona de Cascais, o que o leva ainda a 'arranhar' o português. Hoje, o cantor canadiano completa 49 anos.

"Cuts Like A Knife", de 1983, foi o primeiro êxito de vendas a conseguir figurar no top ten norte-americano, mas foi com "Reckless", no ano seguinte, que Bryan Adams conquistou definitivamente o seu espaço no cenário do rock. O disco, cheio de canções e acordes simples, ficou duas semanas em primeiro lugar no top dos Estados Unidos, e dele foram extraídos 6 singles que chegaram ao top 15: "Run To You" "Heaven", "Summer Of 69", "Somebody", "One Night Love Affair" e "It's Only Love", cantado em dueto com Tina Turner.
O álbum seguinte, "Into The Fire", de 1987, conseguiu, outra vez, atingir um milhão de cópias vendidas e o seu maior sucesso foi "Heat Of The Night".
Antes de novo álbum, Bryan continuou a estreita colaboração com o cinema, compondo o tema "(Everything I Do) I Do It For You" para o filme "Robin Hood - Príncipe dos Ladrões" de Kevin Costner, que bateu um recorde, permanecendo no top britânico durante 16 semanas. Nos Estados Unidos, foram sete as semanas de glória e ainda duas nomeações para um Grammy e para um Óscar.

"Waking Up The Neighbours", de 1991, precedeu uma digressão mundial que durou mais de dois anos. "So Far So Good", a colectânea de 1993, vendeu em todo o mundo mais de 13 milhões de cópias. Entretanto, o canadiano cantou com estrelas como Pavarotti e voltou a fazer a conhecer um mega sucesso de vendas, em 1995, com o tema "Have You Really Ever Loved A Woman?" do filme "Don Juan De Marco", que lhe valeu outra nomeação para um Óscar.
No ano de 1996 surge no mercado "18 'Till I Die", o quinto álbum. Um conjunto de temas repartidos entre o rock mais típico do início da carreira e baladas que confirmaram a sua inequívoca sabedoria no género.
O seu apoio às causas mais nobres valeu-lhe outros reconhecimentos. Assim, participou numa campanha para a criação de um santuário de baleias e apoiou movimentos como o Greenpeace ou a Amnistia Internacional. Recentemente, ajudou na angariação de fundos para um programa de apoio ao combate do cancro da mama com a modelo Linda Evangelista.

"On A Day Like Today" foi editado em 1998. A receita da fama, desta vez, não funcionou tão bem e o trabalho não resistiu mais de duas semanas no top americano. O ano seguinte serviu para a edição de mais uma colectânea, "The Best Of Me". Desde então, Bryan Adams andou em digressão um pouco por todo o mundo.
Só em 2004, seis anos depois, regressa a estúdio, para a gravação de "Room Service". Quatro anos depois, repete a graça, com "11". Entre um álbum e outro, foi editando vários DVD´s, entre os quais, "Live in Lisbon", que foi registado no Pavilhão Atlântico.

Alinhamento
Bryan Adams – Have you really loved a woman
Bryan Adams – Summer of 69
Barry Manilow – Can´t smile without you
Rod Stewart – When I need you
Bryan Adams -Please forgive me
Phil Collins – Can´t stop loving you
Bryan Adams – Everything I do (I do it for you)

Sem comentários: