sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Barco Ancorado 31/10/2008


Os Kings of Leon preparam-se para lançar um novo single. Depois de 'Sex On Fire', 'Use Somebody' é a mais recente aposta para "Only By The Night", o novo álbum de estúdio do colectivo norte-americano.
A edição do novo single inclui uma remistura da autoria da sueca Lykke Li para o o tema 'Knocked Up', do álbum "Because of the Times".
O lançamento está marcado para 8 de Dezembro. Antes disso o grupo tem uma série de concertos esgotados no Reino Unido.

Uma das bandas mais aclamadas pela imprensa britânica em 2003, os Kings of Leon apresentam, nas suas fileiras, três irmãos e um primo. Caleb (voz, guitarra ritmo), Nathan (bateria) e Jared Followill (baixo) cresceram literalmente na estrada, acompanhando o seu pai, um pregador da Igreja Pentecostal, ao longo dos anos 80 e 90. Da sua infância e juventude, os três irmãos retiraram várias lições: a alegria das celebrações a que o seu pai presidia, a habituação à vida em permanente mudança, e a música como missão. Nathan começou a tocar bateria aos sete anos, na igreja, acompanhando a sua mãe, que tocava piano, antes dos sermões do marido. Caleb acabaria por ganhar, também, o gosto à vida artística, começando a cantar ainda em criança.
Rolling Stones, Neil Young e Led Zeppelin eram os artistas mais ouvidos na carrinha da família, mas só quando o Pregador Leon Followill deixou o emprego e o clã assentou arraiais é que os seus três filhos começaram a ouvir discos com a atenção devida. Mudando-se para Nashville em 1998, e pedindo o nome "Leon" emprestado ao pai e ao avô, os manos Followill recrutaram o primo Matthew para a bateria. Os espectáculos do grupo começam a dar nas vistas e o quarteto consegue um contrato com a RCA, editora pela qual lança o EP "Holy Coster Novocaine".

Produzido por Ethan Johns, "Youth And Young Manhood", o primeiro álbum dos Kings of Leon chega em 2003, sendo integrado pela imprensa na onda de revivalismo rock do início do século XXI. Dizendo-se ajudada pelo ambiente de amor que respirava na infância, bem como pela experiência e optimismo da Igreja Pentecostal, a banda apresenta-se como uma verdadeira família, sem medo de assumir as influências e mais interessada na longevidade do seu percurso do que na fugacidade de um momento.
A aposta musical da banda parece ganha, sobretudo na Europa, com o sucesso alcançado pelo seu segundo álbum, "Aha Shake Heartbreak", onde se incluem temas como 'Pistol of Fire', 'The Bucket' ou 'Four Kicks'. Chegando primeiro ao velho continente e só depois aos EUA, o trabalho rende ao grupo uma extensa tournée por terras do tio Sam, como banda de abertura dos concertos da digressão dos U2.

Em 2007 os Kings of Leon lançam o seu terceiro longa-duração, "Because of the Times", que tem no single 'On Call' o seu grande hit. O grupo volta a contar com a colaboração de Ethan Johns na produção e alcança com esse álbum a sua entrada mais alta no top da Billboard, atingindo o 25º lugar da contagem. Já na Europa, onde o sucesso do colectivo continua a ser largamente superior ao granjeado no seu país de origem, "Because of the Times" chega à liderança das tabelas de países como o Reino Unido e a Irlanda.
Um ano depois, com o álbum "Only by the Night" conquistam pela primeira vez o número um do top de singles britânico, graças ao tema 'Sex on Fire'. Angelo Petraglia, um dos responsáveis pela descoberta do grupo e co-autor do EP de estreia, assina parte da produção do novo disco, que agora terá um novo single. Depois de 'Sex On Fire', chega em Dezembro 'Use Somebody'.

Alinhamento
Kings of Leon - On call
Kings of Leon – Four kicks
The Arcade Fire - Rebellion
Interpol – Slow hands
Kaiser Chiefs – Oh my god
Kings of Leon – Sex is on fire
Bloc Party – Blue light
The Strokes – 12 51
Radiohead – High and dry
The Cure - Lullaby
Kings of Leon – Use somebody

Sem comentários: