sexta-feira, 24 de outubro de 2008
Barco Ancorado 24/10/2008
O terceiro disco dos Franz Ferdinand chega às lojas no dia 26 de Janeiro de 2009. O álbum chama-se "Tonight: Franz Ferdinand" e integra doze temas, entre eles o single 'Lucid Dreams', lançado através do iTunes em Agosto.
'Bite Hard', 'Turn it On' e 'Katherine Kiss Me', são alguns dos restantes temas no alinhamento do disco.
"Tonight: Franz Ferdinand", chamado assim porque segundo o vocalista Alex Kapranos «é música para a noite», sucede a "You Could Have It So Much Better", de 2005.
Uma das maiores surpresas da temporada musical de 2004, os Franz Ferdinand 'roubaram' o nome ao arquiduque austro-húngaro cujo assassinato foi a causa próxima do eclodir da I Guerra Mundial, e apresentaram-se com roupas entre o nerd e o arty. Fruto do passado dos seus membros como estudantes de Arte, em Glasgow, esta postura ajudou a celebrizar a banda, mas no epicentro da sua popularidade súbita estão canções irresistíveis como 'Take Me Out', 'Darts of Pleasure' ou 'Matinee', aplaudidas em delírio pelo público da edição de 2004 do Festival Sudoeste.
A história dos Franz Ferdinand começou a ser escrita no final de 2001, quando Alex Kapranos (voz e guitarra) e Bob Hardy (baixo) conheceram Nick McCarthy, um pianista e contrabaixista que aceitou tocar bateria com os novos comparsas, apesar de nunca ter experimentado domar tal instrumento. Seguiram-se vários ensaios e o encontro com Paul Thomson, ex-baterista dos Yummy Fur, a quem apetecia passar a tocar guitarra. Com o tempo, Nick McCarthy transitou para a guitarra e Paul Thomson aceitou permanecer na bateria.
Os ensaios continuaram a acontecer, e a dar que falar, num armazém abandonado que os Franz Ferdinand baptizaram de Chateau e adoptaram para a realização de festas e raves que se começaram a tornar demasiado visíveis; quando a polícia colocou os primeiros entraves, a banda mudou-se de armas e bagagens para um antigo tribunal e prisão da era vitoriana.
No Verão de 2002, os Franz Ferdinand gravam um EP para edição de autor, mas o hype ultrapassou-os e valeu-lhes, um ano depois, um contrato com a Domino, editora pela qual chegou às lojas o EP "Darts of Pleasure".
Convidada para abrir concertos de bandas como os Hot Hot Heat e os Interpol, a banda depressa ganhou notoriedade, lançando "Franz Ferdinand", o primeiro longa duração, no começo de 2004.
Comparados aos Talking Heads e Pulp, os Franz Ferdinand tornaram-se, em pouco tempo, uma das bandas mais faladas no Reino Unido, sendo nomeados para o Mercury Prize. Em Portugal, o disco de estreia do quarteto foi brindado com críticas entusiastas e a primeira aparição da banda em palcos nacionais, na edição de 2004 do Festival Sudoeste, fez história pela energia debitada pelos britânicos e pela adesão quase instantânea da multidão.
Em Agosto de 2005, a banda regressou aos palcos nacionais para uma actuação no Festival Lisboa Soundz, onde apresentou, em primeira mão, excertos do seu segundo álbum a solo. Intitulado "You Could Have It So Much Better", o disco só chegou às lojas em Outubro desse ano, precedido pelo single 'Do You Want To'.
Agora, está a chegar o terceiro disco. No dia 26 de Janeiro do próximo ano chega "Tonight: Franz Ferdinand".
Alinhamento
Franz Ferdinand – Do you want to
Franz Ferdinand – Take me out
Interpol – Slow hands
Yeah Yeah Yeahs - Maps
The Arcade Fire - Rebellion
Franz Ferdinand - Matinee
Kaiser Chiefs - Ruby
Bloc Party – I still remember
Franz Ferdinand – This fire
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário