sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Barco Ancorado 17/10/2008


Tracy Chapman volta às edições discográficas em Novembro. "Our Bright Future" é o título do disco que a cantora lança no dia 11 do próximo mês.
O longa-duração é o oitavo na carreira da artista de 'Fast Car' e reúne um total de 11 canções, escritas e co-produzidas pela própria, com a colaboração de Larry Klein, que já trabalhou com Herbie Hancock, Joni Mitchell e Madeleine Peyroux.
"Our Bright Future" é o sucessor de "Where You Live" (2005) e dará o mote para uma nova digressão europeia de Tracy Chapman, com início marcado para dia 11 de Novembro, em Bruxelas. A tournée será a primeira que a artista realiza a solo em mais de uma década.

O perfil definido de uma estrela pop nunca se encaixou em Tracy Chapman, dado ser bastante tímida e recatada. Compondo e cantando sons fáceis de ouvir, acompanhados de letras repletas de mensagens, Chapman cedo chegou ao estrelato.
Aprendeu a tocar guitarra em pequena. Mais tarde, na Universidade de Tufts, continuou com um interesse que passou também pela composição, debruçando-se sobre a música folk e o rock. Chapman começou a ter pequenas actuações em pubs e bares e assim continuou, apoiada pelo talento e por um pouco de sorte. Brian Koppelman, um colega da Universidade, ouviu algumas das suas gravações feitas para uma rádio universitária e gostou, acabando por mostrar as composições ao seu pai, Charles Koppelman, dono da empresa de publicações SBK. Em 1986, Tracy assinou um contrato com Elliot Roberts, empresário que havia já trabalhado com Neil Young e Joni Mitchell. A ajuda do manager e de Koppelman mostrou-se fundamental para Chapman chegar a acordo com a editora Elektra em 1987.

Em 1988 surgiu no mercado o auto-intitulado "Tracy Chapman" que recebeu óptimas críticas. Cedo se percebeu que a carreira da cantora estava num crescendo incontestável. O single "Fast Car" tornou-se um êxito estrondoso e o disco conquistou várias platinas. Tracy entrou então em digressão fazendo as primeiras partes dos 10,000 Maniacs. Durante o ano de 88, a cantora participou ainda na festa do septuagésimo aniversário de Nelson Mandela, tendo tido uma recepção calorosa. O álbum de estreia valeu-lhe ainda, nesse ano, quatro Grammys, incluindo o de revelação do ano.
Chapman preferiu então compor um disco onde a sua faceta politicamente activa tivesse uma presença mais marcante. O resultado foi "Crossroads", de 1989, que não obteve, no entanto, o mesmo êxito do primeiro trabalho. O disco chegou a número 9 nos tops americanos, mas rapidamente deixou os lugares cimeiros. Após alguns anos de paragem, surgiu a edição de "Matters Of The Heart" em 1992. As vendas triunfais deixaram de fazer parte da sua carreira e o quarto álbum teve o mesmo destino do seu antecessor.

Em 1995, Tracy Chapman edita "New Beginnings" que superou o disco anterior em termos de vendas e do qual foi extraído o single "Give Me One Reason", com resultados moderadamente convincentes nas tabelas. Foram precisos cinco anos até ver novo disco de Tracy. "Telling Stories", posto à venda em 2000, foi um disco onde Chapman fez uma clara continuação das suas manifestações poéticas, ajudando ainda mais à criação do culto em torno da sua carreira.
Seguiram-se “Collection” (2001), “Let It Rain” (2002) e “Where You Live” (2002). Agora, chegará "Our Bright Future", o novo disco de Tracy Chapman.

Alinhamento
Tracy Chapman – Fast car
Tracy Chapman – Baby can I hold you
Annie Lennox – No more I love you
Chris Isaak – Wicked game
Seal – Love´s divine
Tracy Chapman - Crossroads
Simply Red – So beautiful
Cyndi Lauper – Time after time
Tracy Chapman -Telling stories

Sem comentários: