terça-feira, 28 de outubro de 2008

Barco Ancorado 28/10/2008


Quando em 1984 Eros Ramazzotti se apresentou pela primeira vez no Festival de San Remo com a balada "Terra Promessa", já trazia no currículo uma participação num concurso de descoberta de novos talentos, com o selo de 1981, e o consequente contrato discográfico assinado para a editora DDD. No entanto, foi só em San Remo que se tornou conhecido junto do público, tendo regressado ao festival em 1985 com "Una Storia Importante", um tema incluído no seu álbum de estreia, "Cuori Agitati".
Eros Ramazzotti nasceu em Roma, no dia 28 de Outubro de 1963 – completa esta terça-feira 45 anos -, e aos 22 anos concorreu pela terceira vez àquele festival, desta feita com o tema "Adesso Tu", posteriormente incluído no álbum "Nuovo Eroi", que confirmou a sua popularidade dentro das fronteiras italianas e ajudou a divulgar o seu repertório à escala internacional.
O seu terceiro registo de originais foi editado em 1987, e contou com a participação especial da cantora Patsy Kensit na faixa "La Luce Buona delle Stelle". A chegada do álbum às lojas foi acompanhada por uma digressão que se estendeu por um período de nove meses.

Eros Ramazzotti só regressou às edições discográficas em 1990, com o álbum "In Ogni Senso", que serviu de mote ao seu primeiro concerto nos Estados Unidos, realizado no Radio City Music Hall, em Nova Iorque, com direito a lotação esgotada. Da nova digressão resultou o álbum ao vivo, editado em formato duplo, "Eros in Concert", sucedido por mais um espectáculo, desta vez em Barcelona.
"Tutte Storie", editado em 1993, foi o disco do cantor que mais vendeu no mercado europeu, em grande parte graças ao single "Cose della Vita", cujo teledisco promocional foi filmado pelo conceituado realizador Spike Lee. Regressado a Itália, depois de ter percorrido a Europa e a América Latina, Ramazzotti fundou em casa aquele que foi considerado o evento musical do ano, designado por "Trio", e que juntou ao cantor, Pino Daniele e Jovanotti.
Em 1994, surgiu o convite para actuar ao vivo na cerimónia dos prémios MTV Europa, em Berlim, e na mesma altura o cantor fundou a editora Radiorama, e assinou um contrato discográfico com a BMG International. O álbum "Dove C'e Musica", produzido na totalidade por Ramazzotti, chegou às lojas em 1996, vendendo mais de sete milhões de unidades, motivadas por uma digressão europeia, que terminou pouco tempo antes do nascimento da filha do cantor, Aurora Sophie.

Nos meses que se seguiram ao nascimento da sua filha, Ramazzotti começou a trabalhar num novo álbum e escreveu o tema "That´s All I Need To Know" para Joe Cocker. Em 1997, foi editado o greatest hits "Eros", que incluiu um dueto do cantor com Andrea Bocelli para o tema "Musica È", e outro com Tina Turner, para "Cose della Vita".
No dia 24 de Abril de 1998, a digressão mundial que estava então a decorrer foi interrompida para a celebração do casamento entre Ramazzotti e a mãe da sua filha, Michelle Hunziker. No mês seguinte, o cantor juntou-se a "Pavarotti and Friends" com o tema "Se Bastasse Una Sola Canzone".
Em 2000, chegou aos escaparates o álbum "Stile Libero", que incluiu o single "Fuoco Nel Fuoco" e um dueto com Cher em "Più Che Puoi".

No ano de 2003, Ramazzotti editou o seu nono disco de originais, composto por nove canções e intitulado, justamente, "9". O primeiro single a ser extraído de "9" foi o tema "Un'emozione Per Sempre", que chegou rapidamente aos lugares cimeiros dos tops.
A digressão mundial de "9", que terminou em Itália, acabaria por ficar, em certa medida, registada no DVD "Eros Roma Live", realizado pelo britânico Hamish Hamilton, que colaborou, entre outros, com Madonna, U2 e Robbie Williams.
Em 24 anos de carreira Eros Ramazzotti vendeu perto de 35 milhões de discos.
O seu último álbum chama-se "Calma Apparente" e foi lançado em Outubro de 2005, numa produção conjunta com Claudio Guidetti.

Alinhamento
Eros Ramazzotti – Se bastasse una canzone
Eros Ramazzotti – Dove c´e musica
Laura Pausini – La solitudine
Alexandre Pires – Dois loucos enamorados
Eros Ramazzotti – Cose della vita
Gloria Estefan – Mi tierra
Juan Luis Guerra – Como abeja al panal
Eros Ramazzotti – Un´altra te

Sem comentários: