sexta-feira, 10 de outubro de 2008

Barco Ancorado 10/10/2008


O primeiro álbum dos Guns N'Roses em 14 anos, 'Chinese Democracy', vai ser editado a 23 de Novembro, um domingo. O lançamento foi confirmado à Billboard por fonte próxima da banda. A edição é exclusiva da Best Buy nos Estados Unidos.
O tema 'Shackler's Revenge' vai ter estreia antecipada no jogo 'Rock Band 2' e um excerto de 'If the World' serve de banda-sonora aos créditos do filme Body Of Lies, com Leonardo DiCaprio e Russell Crowe.

Los Angeles foi o berço de uma banda que conheceu a fama, mas não resistiu às divergências internas e aos egos inflamados dos seus membros. Por isso, o único membro presente da formação original dos Guns N´Rosesé Axl Rose.
É de 1986 o primeiro EP da banda intitulado "Live Like a Suicide". Na altura, com a música mundial dominada pela pop em grande escala, podia até pensar-se que não havia lugar para uma banda cuja postura e música era no mínimo pouco ortodoxa. Os Guns representavam o rock'n'roll na mais pura e suja das formas, nas músicas e letras com referências substanciais a sexo, drogas e violência.
O primeiro álbum de 1987, "Appetite For Destruction", precisou da ajuda da MTV para chegar ao sucesso. O contrato assinado com a editora Geffen começou assim, e finalmente a dar os seus frutos. A formação inicial, com Axl Rose, Slash, Duff McKagan, Izzy Stradlin e Steven Adler cedo se modificou. Adler foi despedido (os outros membros alegaram o consumo excessivo de drogas que prejudicava o seu rendimento) e entrou o ex-baterista dos The Cult, Matt Sorum. O álbum tornou-se lentamente num sucesso de vendas e conseguiu três singles nos primeiros dez lugares do top americano, 'Sweet Child O'Mine', 'Welcome To The Jungle' e 'Paradise City'.

O disco seguinte, "GN'R Lies" foi como uma reedição do primeiro EP, acompanhado de quatro novos temas acústicos. Até 1991, arrastaram-se os trabalhos para a edição de um novo longa duração e a formação da banda sofreu nova alteração com a entrada de Dizzy Reed para as teclas.
A espera foi compensada com a edição simultânea de "Use Your Illusion I" e "II", mas pouco tempo depois, ocorreu nova alteração do elenco, com a saída de Izzy Stradlin e a entrada de Gilby Clarke para o seu lugar. A fama dos Guns era agora um fenómeno mundial construído também devido aos incontáveis episódios protagonizados pelos seus membros. Ficam, na memória, a cerimónia de entrega dos prémios American Music Awards durante a qual Slash e Stradlin fizeram inúmeras obscenidades em directo na TV, e ainda os vários episódios de violência envolvendo alguns dos elementos. Mas, com a passagem do tempo e o aparecimento do grunge em Seattle, a projecção da banda foi diminuindo.

Em 1993, sai o disco de versões, "The Spaghetti Incident?", onde o guitarrista Slash se despede do colectivo. Embora só tenha saído oficialmente em 1996, as participações em projectos paralelos, como os Slash's SnakePit e colaborações com Michael Jackson e Bob Dylan, entre outros, ajudaram em muito ao seu distanciamento. Duff McKagan e Matt Sorum participaram igualmente num outro projecto, os Neurotic Ousiders com Steve Jones (ex-Sex-Pistols). Axl Rose, que entretanto tinha deixado a banda, voltou com direitos sobre a sua denominação, e acabou por despedir Slash, McKagan e Sorum.(Clarke já tinha tido o mesmo destino pouco tempo antes).
Neste momento, os Guns são constituídos por Axl Rose, Reed, o baixista Tommy Stinson e o baterista Josh Freese, que, com a ajuda dos guitarristas Huge, Finck e Dave Navarro gravaram "Oh My God". A edição de um novo longa duração em 14 anos, 'Chinese Democracy', vai acontecer a 23 de Novembro.

Alinhamento
Guns N´Roses - Patience
Guns N´Roses – Paradise city
Scorpions – Lady starlight
Guns N´Roses – November rain
Black Sabbath - Changes
Guns N´Roses – Don´t you cry

Sem comentários: