segunda-feira, 30 de junho de 2008

Barco Ancorado 30/06/2008


Bob Sinclar vai ser o cabeça de cartaz da "Warm Up Night" do festival Sudoeste. O DJ e produtor francês actua a 6 de Agosto, a mesma noite em que se apresentam no palco principal Big Ali, Sexy Soundsystem e DJ Malvado.
Confirmada está, também, a presença da dupla de MCs brasileiros Cidinho & Doca, no dia 8 de Agosto. Os rappers são os autores do tema "Rap das Armas", da banda sonora do filme "Tropa de Elite".
O Sudoeste acontece de 7 a 10 de Agosto e contará com actuações de artistas como Björk, Franz Ferdinand, Chemical Brothers, Vanessa da Mata, Yael Naim, Tindersticks, Shout Out Louds, Deolinda e Goldfrapp, entre outros.

Christophe Le Friant é o rosto comum a vários projectos que vai assinando sob variadas formas. Na boa tradição da música de dança, a cada alter-ego corresponde uma área de exploração musical predominante. Como Bob Sinclar assina house/disco; The Mighty Bop é o disfarce para incursões pelo hip-hop e downtempo; o Réminiscence Quartet está reservado à memória do acid jazz. Além da criação de originais, Le Friant destaca-se na arte do Djing tocando os discos das colecções privadas de Chris The French Kiss e DJ Yellow (mais dois heterónimos) e ainda arranja tempo para remisturar, produzir e ser o responsável pela conhecida editora francesa Yellow Productions. Le Friant inicia-se, ainda adolescente, na actividade de disc jockey, em 1987. Passados cinco anos forma, com Alain Ho, a sua própria editora, pela qual edita vários álbuns de Mighty Bop, bem como de outros nomes conhecidos do french touch como Kid Loco. ou Dimitri From Paris.

Tentando transmitir alguma alegria à cena underground gaulesa, Le Friant vai buscar o nome Bob Sinclar a uma personagem de um popular filme francês "Le Magnifique", e, em 1997, grava o EP "A Space Funk Project". Um ano depois, no Verão de 98, "Paradise" estreia em França. Capa sugestiva, temas contagiantes e um ambiente technicolor de conquista e sedução retro-disco, que teve em "Gym Tonic" a sua rampa de lançamento. O tema começou por fazer furor na sua versão original, "Gym And Tonic", o produto de uma brincadeira a meias com Thomas Bangalter. dos Daft Punk. Construído a partir de um sample não autorizado recolhido num vídeo de ginástica de Jane Fonda, transformou-se num verdadeiro sucesso nas pistas de dança e foi promovido a hino em Ibiza, entre a indignação da actriz materializada pela ameaça de um processo, e as provocações e desinteligências entre os então ex-amigos.

Nada melhor do que polémica e atenção dos média para promover um artista e um disco, se bem que Bob Sinclar viria a provar que era apenas uma questão de tempo até se impor, por direito próprio, como uma das estrelas da nouvelle vague da dança francesa. Resolvidos os problemas legais, "Paradise" é então reeditado em todo o mundo, em 1999, já sem a inclusão do famoso sample aeróbico. Le Friant dedica-se, em seguida, a fazer remisturas para vários músicos, entre eles, Ian Pooley, Second Crusade,Tom & Joyce, Shazz, Towa Tei, Jestofunk ou Stardust . Em 2000, regressa com o projecto Mighty Bop, com uma colecção de remisturas intitulada "Spin My Hits", e no mesmo ano, sai novo álbum de Bob Sinclar, intitulado "Champs Elysees".

Alinhamento
Bob Sinclar – I feel for you
Bob Sinclar – Love generation
Manu Chao – Mister Bobby
Placebo – Meds (com Vv from the Kills)
Jamelia – No more
Bob Sinclar - Tennessee
Radiohead – The there
Bob Sinclar – World hold on (com Steve Edwards)

Sem comentários: