sexta-feira, 6 de junho de 2008

Barco Ancorado 06/06/2008


Arnaldo Antunes vai subir ao palco da Casa da Música, no Porto, no dia 23 de Julho.
O cantor e compositor brasileiro, que durante muitos anos foi a face da histórica banda, Titãs, vem ao nosso país a solo apresentar a última edição "Ao Vivo". A acompanhá-lo em palco vai estar Manuela Azevedo, a vocalista dos Clã, com quem já tinha colaborado em alguns temas.
Os bilhetes custam entre 20 e 25 euros.

Arnaldo Antunes: o seu nome é habitualmente associado à música. No entanto, e a provar que é no verdadeiro sentido da expressão um homem das artes, dedica-se também à poesia e ao vídeo, construindo não só espectáculos musicais como também performances. Entrou para a vida artística na década de 80, pela mão do grupo de rock brasileiro Titãs, que integrou durante dez anos. De 1982 até 1992, Arnaldo Antunes gravou sete álbuns com a banda, tendo no entanto, continuado a colaborar como compositor nos discos que sucederam à sua partida.
Natural de São Paulo, o artista segue uma carreira a solo desde que abandonou os Titãs, tendo editado o primeiro álbum em nome próprio, intitulado "Nome", em 1993. Dois anos depois, "Ninguém" viu a luz do dia e "O Silêncio" chegava no ano seguinte. Com o decorrer da década de 90, as músicas de Arnaldo Antunes foram sendo aproveitadas para colectâneas estrangeiras, tais como "Beleza Tropical 2 ­ New! More! Better", esta com o cunho pessoal de David Byrne, responsável pela editora Luaka Bop.

Ainda antes da chegada aos escaparates de novo álbum de originais, o músico compôs a banda sonora para um espectáculo da Companhia de Dança "O Corpo", de Minas Gerais, e uma outra para uma performance do artista plástico Tunga, intitulada Teresa. Em 1999, o teledisco promocional do single "Música Para Ouvir", dirigido por Andrew Waddington e Toni Vanzolini, foi distinguido com o galardão de Melhor Clip Pop Brasileiro nos prémios MTV Brasil.
Ao longo da sua carreira, o músico já assinou composições em parceria com artistas tão distintos como Lenine, Carlinhos Brown, Cazuza, Arto Lindsay, Gilberto Gil, entre muitos outros. Colaborou também com a cantora Marisa Monte no álbum "Paradeiro", editado em 2001. A cantora deu voz ao tema-título, e entre as demais participações conta-se ainda o nome de Carlinhos Brown, produtor do disco, que por várias vezes assume também as funções de músico e vocalista.

Arnaldo Antunes tem mais de centena e meia de canções assinadas por si e cantadas por outros artistas brasileiros, como Marisa Monte ("Beija Eu", "Comida", "Bem Leve", "Alta Noite"), Gal Costa ("Cabelo"), Gilberto Gil e Caetano Veloso ("As Coisas"), Barão Vermelho (Quem Me Olha Só"), Rita Lee ("O Que Você Quer"), entre muitos outros, e é dele o original de "H2 Homem", cantado pelos Clã .

Alinhamento
Arnaldo Antunes – O silêncio
Arnaldo Antunes (c/ Titãs) – É preciso saber viver
Tim Maia e Marisa Monte – Ainda lembro
Djavan – Meu bem-querer
Maria Bethânia – Casinha branca
Arnaldo Antunes (c/ Titãs) - Epitáfio
Chico Buarque – Gota d´água
Milton Nascimento – Amor amigo
Elis Regina - Romaria
Arnaldo Antunes (c/ Tribalistas) – Passe em casa

Sem comentários: