segunda-feira, 16 de junho de 2008

Barco Ancorado 16/06/2008


Demis Roussos completou ontem 62 anos. Artemios Ventouris Roussos nasceu em Alexandria filho de pais expatriados. Quer ele quer os pais nasceram no Egipto. Demis nasceu e foi criado em Alexandria. Por isso, seria fortemente influenciado pela música árabe. Aos dez anos de idade, fã do estilo jazz, aprendeu a tocar trombeta. Os seus pais perderam tudo e a família voltou para a Grécia, após a Crise do Canal de Suez, quando Demis tinha quinze anos.
A partir de então, Demis participou em vários grupos musicais. O primeiro, com 17 anos, The Idols, quando tinha de trabalhar para sustentar a família. Já nesse grupo Demis começou a destacar-se como cantor, a partir do momento em que foi solicitado para substituir o vocalista, que estava cansado, para cantar algumas músicas (o que começou com “The House of the Rising Sun” e “When a Man Loves a Woman”).

Com o compositor Lakis Vlavianos, Demis Roussos deu início à banda We Five, já como vocalista principal, mas só a partir de 1968 é que passaria a ser mais conhecido com a banda de rock progressivo Aphrodite’s Child, formada no Reino Unido, associando-se a outros dois músicos gregos, Vangelis Papatanassiou e Loukas Sideras. Vangelis seria o compositor principal e tocava teclados, enquanto Loukas era baterista. Por falta de permissão para trabalhar na Inglaterra, o grupo mudou-se para Paris, então atingida pela Revolução de Maio de 1968. O primeiro álbum foi Rain and Tears, que obteve tremendo sucesso e vendeu um milhão de discos apenas na França. Nessa ocasião nasceu a primeira filha de Demis, Emily. Nos três anos seguintes o desempenho do grupo foi excelente. Com a voz de estilo de ópera de Roussos, a banda passou a ter sucesso ao nível internacional, inclusive com 666, lançado em 1970. Logo após o lançamento dessa obra, por razões diversas, mas insistentemente pontuada pela mídia francesa como resistência dos cristãos da Europa a comparecerem nos shows, o que desencadeou uma múltipla série de cancelamento de agendas, os Aphrodite’s Child decidiram acabar com o grupo.

Apesar do fim dos Aphrodite’s Child, Demis Roussos continuou a gravar com Vangelis. Publicaram os álbuns Sex Power (1970) e Magic Together (1977). A obra de maior sucesso da dupla foi Race to the End, vocalmente adaptada da banda sonora do filme Chariots of Fire.
O seu primeiro compacto a solo seria a canção “We Shall Dance”. Logo a seguir gravou o álbum “On the Greek Side of My Mind”. Demis Roussos consagrou-se, então, como cantor em 1971. Forever And Ever, My Friend the Wind, Velvet Morning destacaram-se na década de 1970, bem como My Reason; Goodbye, My Love, Goodbye; Someday e Lovely Lady of Arcadia.
Demis Roussos já conseguiu lotar o Estádio Maracanã, no Brasil, com capacidade para 150.000 pessoas, façanha apenas conseguida por ele e por Frank Sinatra. Foi citado já no Livro de Recordes do Guinnes como personalidade de destaque do mundo do entretenimento musical das décadas de 70 e 80, ganhando mais de 100 discos de ouro, platina e diamante.

A 14 de Junho de 1985 ocorreu um facto que Demis considerou como um divisor de águas na sua vida. Quando viajava com a sua terceira esposa, o avião da TWA que fazia a ligação entre Atenas e Roma foi sequestrado. O facto de ver a morte de perto levou o cantor a refletir sobre o valor da vida, pelo que decidiu reassumir a sua carreira de cantor com gravações e shows ao vivo, como forma de contribuir para um futuro melhor para a humanidade. Gravou então mais vinte canções e compilou o álbum “The Story of Demis Roussos”. Paralelamente, tem participado em eventos como o Fórum pela Paz e Desarmamento e a Reunião da Cúpula da Terra.
Agora, com 62 anos, vive uma vida mais sossegada à beira mar na Grécia, gozando os louros de ser considerado como um dos cantores mais talentosos do século XX.

Alinhamento
Demis Roussos – From souvenirs to souvenirs
Demis Roussos – We shall dance
Chris de Burgh – Lady in red
Barbra Streisand – Woman in love
Rod Stewart – Shelly my love
Demis Roussos – Forever and ever
Barry White – Just the way you are
Eric Carmen – All by myself
Demis Roussos – Lovely lady of Arcadia

Sem comentários: