quinta-feira, 12 de junho de 2008
Barco Ancorado 12/06/2008
Paul McCartney está a planear aquela que será a sua última digressão mundial.
Segundo a notícia avançada por uma fonte próxima do músico ao jornal Sunday Mirror, o ex-Beatle quer passar mais tempo com a família. Quer descansar e aproveitar a infância da filha Beatrice.
A próxima digressão engloba um total de 100 datas em todo o mundo e durará cerca de dois anos.
A mais nova do clã McCartney é a pequena Beatrice, de quatro anos, fruto do seu casamento com a ex-modelo Heather Mills.
Paul McCartney dispensa grandes apresentações, não fosse ele o ex-elemento dos míticos Beatles que alcançou maior sucesso a solo.
O músico nasceu a 18 de Junho de 1942 em Liverpool. Com apenas 14 anos, escreveu a sua primeira canção, "I Lost My Girl" e um ano mais tarde conheceu Lennon na St. Peter's Church Fete, numa altura em que fundava a sua primeira banda, os Quarrymen.
Em 1960 dá-se a formação dos Beatles e a partir daí o anonimato deixou de fazer parte do seu dia-a-dia. Em 1969 casou-se com a fotógrafa Linda Eastman e começou a trabalhar no seu álbum a solo, no estúdio que mantinha em sua casa. Pouco antes do lançamento do seu álbum de estreia, "McCartney", em Abril de 1970 anunciou que os Beatles se iam separar, contra os desejos dos restantes membros da banda. O resultado foi o despoletar de uma grande tensão entre os quatro, que mesmo assim não foi suficiente para atrapalhar o êxito do primeiro álbum de McCartney.
Em 1971, funda os Wings, uma banda composta pelo guitarrista Denny Laine e pelo baterista Denny Seiwell, ambos ex-Moody Blues. A grande projecção surgiu com o tema "Live And Let Die", que criou para a para a banda sonora do filme James Bond.
Um ano depois do início de uma digressão japonesa, em 1980, McCartney é preso pela posse de marijuana e permanece detido durante 10 dias, sem no entanto serem apresentadas queixas.
No ano seguinte, a banda acaba por ser desmantelada.
Em 1983, Paul McCartney cantou em "The Girl Is Mine", o primeiro single do álbum revelação de Michael Jackson, "Thriller" e, em troca, o Rei do Pop cantou com ele um dueto intitulado "Say Say Say", presente no álbum "Pipes Of Peace".
Depois de tanta experiência no mundo da música, McCartney decidiu enveredar na banda sonora de "Give My Regard To Broad Street", da qual foi extraído o êxito "No More Lonely Nights".
No Verão de 1997, o álbum "Flaming Pie" chega às lojas e assinala um dos seus maiores êxitos discográficos, talvez beneficiado pelo sucesso da antologia dos Beatles e que culminou quando a Rainha de Inglaterra lhe concedeu o título de Cavaleiro.
A 17 de Abril de 1998, a sua mulher Linda McCartney morre, depois de uma batalha de três anos contra um cancro na mama. Os serviços fúnebres decorreram em Londres e Nova Iorque e assinalaram o primeiro reencontro em público dos três membros sobreviventes dos Beatles em 30 anos.
Depois da morte de Linda, McCartney assumiu, durante meses, uma postura mais discreta, dando seguimento ao legado da esposa nas campanhas pela defesa dos animais e em Março de 1999 é introduzido no Rock And Roll Hall Of Fame como artista a solo.
Na sequência dos atentados de 11 de Setembro, McCartney organiza o Concert For New York, que decorre a 20 de Outubro de 2001 no Madison Square Garden e que conta com a participação de uma extensa lista de músicos e celebridades. Por esta altura, os prémios pelos seus feitos humanitários sucedem-se e culminam com uma homenagem da Amnistia Internacional, em 2002.
A 11 de Junho desse mesmo ano, casa-se com Heather Mills, três anos depois de se terem conhecido. Meses mais tarde, o músico anuncia a digressão "Back In The U.S.", que percorre território norte-americano durante 23 concertos e dá origem a um álbum ao vivo com o mesmo nome.
Alinhamento
Paul McCartney - Young boy
Paul McCartney (c/ Wings) – My love
John Lennon – Jealous guy
Carly Simon – Coming around again
Cat Stevens – Morning has broken
Paul McCartney (c/ Wings) – Band on the run
Simon & Garfunkel – Bridge over troubled water
Paul McCartney – No more lonely nights
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário