terça-feira, 3 de junho de 2008
Barco Ancorado 03/06/2008
As cinzas de Kurt Cobain, o falecido vocalista dos Nirvana, aparentemente desapareceram da casa da sua mulher, Courtney Love.
Segundo o blog News of The World, os restos mortais do músico, cujo paradeiro se desconhecia antes do sucedido, foram roubados da mansão de Love em Los Angeles.
O site indica que as cinzas, que estavam guardadas num «saco em forma de urso de peluche cor de rosa, junto a uma mecha do seu cabelo», foram levadas juntamente com joalharia e roupas.
«Não acredito que alguém me tirasse as cinzas do Kurt. Acho horrível e neste momento estou suicida. Se não as recuperar não sei o que vou fazer» disse Courtney Love.
Recorde-se que parte das cinzas de Kurt Cobain foram espalhadas junto à sua casa em Washington Square e no templo budista de Nova Iorque, na altura do falecimento do músico em 1994.
Aproveitando esta notícia insólita, hoje falamos dos Nirvana no Barco Ancorado.
A história dos Nirvana principiou em 1985, quando Kurt Cobain e Chris Novoselic se encontraram em Aberdeen, uma pequena cidade perto de Seattle. O percurso de ambos era até então feito de presenças pontuais em colectivos de música punk, como os Fecal Matter. O encontro de Novoselic e Cobain resultou depois na formação de diversos agrupamentos, como os Stiff Woodies. As alterações na designação e nos elementos do colectivo prolongaram-se durante algum tempo, até à entrada de Chad Channing para a bateria em 86, e à fixação na designação Nirvana em 1987.
O primeiro registo dos Nirvana foi lançado no final de 1988. "Bleach" levou a música da banda junto do público e chamou a atenção de nomes como os Sonic Youth ou os Mudhoney. No Verão desse mesmo ano, a banda gravou o single "Sliver". A entrada do baterista Dave Grohl para o lugar de Channing foi a última alteração feita no colectivo do agrupamento. A assinatura de um contrato com a editora de David Geffen antecedeu o lançamento de "Nevermind", em 1991. O álbum depressa se transformou num sucesso à escala maior, e vendeu vários milhões de cópias, conquistando a tripla platina nos Estados Unidos. Os Nirvana eram então os representantes máximos do movimento grunge que se formou em Seattle, e faixas como "Smells Like Teen Spirit" ou "Lithium" passaram, ininterruptamente, nas rádios e na MTV. Contudo, o crescendo do sucesso da banda serviu também para que as notícias relativas ao abuso de drogas por parte de Cobain e da mulher, Courtney Love, fossem cada vez mais regulares. O primeiro episódio relativo a uma tentativa de suicídio protagonizada por Cobain ocorreu ainda antes do lançamento do novo disco.
A edição do segundo álbum dos Nirvana foi consecutivamente adiada, e só em 1993 é que a banda lançou um novo conjunto de originais, intitulado "In Utero". Mas os problemas de Cobain continuaram, e os episódios menos felizes com drogas repetiram-se de forma intermitente. A gravação de um concerto acústico para a MTV precedeu a segunda tentativa de suicídio por parte de Cobain, desta vez em Roma.
A entrada num centro de recuperação para toxicodependentes, já de regresso a Seattle, adiou por momentos o desejo do vocalista dos Nirvana. No dia 8 de Abril de 1994, o corpo de Cobain é encontrado. O criativo da banda mais celebrizada dos anos 90 tinha disparado um tiro na cabeça há já três dias.
Após a morte de Kurt Cobain, os restantes Nirvana, Chris Novoselic e Dave Grohl, partiram em busca de outros projectos, sendo que Grohl formou os Foo Fighters e Chris os Sweet 75. A memória da banda liderada por Cobain prolongou-se depois, no lançamento do álbum "MTV Unplugged In New York" e dois anos mais tarde num registo ao vivo, "From The Muddy Banks Of The Wishkah".
Em Outubro de 2002, foi editado o "Greatest Hits" da banda, onde seria incluído o tema inédito "You Know You're Right".
Alinhamento
Nirvana – Smells like teen spirit
Nirvana – All apologies
Pearl Jam - Alive
Foo Fighters – Walking after you
Nirvana – Come as you are
Led Zepellin – All my love
Rolling Stones – Anybody seen my baby
Nirvana – Where did you sleep last night
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário