sexta-feira, 30 de maio de 2008

Barco Ancorado 30/05/2008


Arranca esta sexta-feira a edição 2008 do Rock In Rio no Parque da Belavista, em Lisboa. O dia ficará marcado pela estreia da polémica cantora britânica Amy Winehouse. “Back To Black”, o segundo disco, que lhe rendeu cinco Grammys, serve de pretexto à primeira visita de Winehouse ao nosso país, uma das artistas mais aguardadas do programa.
No entanto, o cabeça-de-cartaz do dia inaugural do Rock In Rio é Lenny Kravitz. A última vez que esteve em Portugal foi na altura do lançamento de “Baptism”, em 2004. Agora o cantor, que não tem tido um início de tournée facilitado devido a problemas de saúde, vem apresentar o seu mais recente álbum "It's Time For a Love Revolution", editado este ano.
Por fim, participante regular de todas as edições portuguesas do evento, Ivete Sangalo volta a fazer os visitantes do Parque da Vista “tirar o pé do chão”, com os êxitos da sua carreira a solo e os do seu antigo grupo, a Banda Eva.

Amanhã, no segundo dia do Rock In Rio 2008, os Bon Jovi são a grande atracção. O quarteto que fez as delícias dos muitos adolescentes hoje a beirar os 30, regressa a Portugal, mais de dez anos depois do concerto no Estádio de Alvalade. Na bagagem trazem o seu novo álbum, "Lost Highway", que lhes devolveu a liderança do top americano, pela primeira vez em duas décadas. Os velhos êxitos também não deverão faltar no cardápio.
Alejandro Sanz também volta ao Palco Mundo do Rock In Rio, depois de ter feito parte do cartaz da primeira edição portuguesa do evento. O seu mais recente disco, ""El Tren de los Momentos", que conquistou o Grammy para Melhor Álbum Pop Latino, e êxitos como ‘Corazón Partio’ não deverão faltar no alinhamento.
Ainda amanhã, "Ironic", "Thank You?" ou "Hand My Pocket" são apenas alguns dos êxitos que a cantora canadiana Alanis Morissette - outro dos nomes fortes do cartaz -já mostrou ao vivo das várias vezes que actuou em Portugal. A estes e muitos outros, deverão juntar-se os temas do seu novo trabalho, "Flavors Of Entaglement".
Os Skank são o nome brasileiro do segundo dia do evento. O seu pop/rock festivo-tropical abre o início dos concertos no Palco Mundo. "É uma partida de futebol", um dos sucessos do grupo, que em 2006 lançou o seu sétimo álbum ("Carrossel"), servirá certamente de aquecimento em vésperas do Europeu.

Rod Stewart é o "veterano" da edição de 2008 do Rock In Rio - Lisboa, mas encabeça o cartaz de Domingo, Dia Mundial da Criança, o que no Parque da Bela Vista será o mesmo que dizer o dia dedicado à família. Na bagagem somam-se mais de 30 anos de carreira e vários êxitos, como "Have I Told Lately", "Ooh La La" ou "Sailing". A caminho está uma auto-biografia, com as crónicas da sua vida profissional e pessoal.
Também no Domingo, actua Joss Stone. De promessa a confirmação entre as novas "divas" soul, a menina que agora exibe um visual à la femme fatale volta a Portugal três anos depois da sua apresentação em Vilar de Mouros e com um novo disco, "Introducing Joss Stone". Entre os temas que compõem o seu mais recente trabalho encontra-se "Music", que conta com a colaboração de Lauryn Hill.
Também no Domingo, os Tokio Hotel sobem ao palco. Depois do cancelamento do concerto no Pavilhão Atlântico (em Março deste ano) e de parte da tourneé europeia, regressam aos palcos precisamente no Rock In Rio-Lisboa, certamente para alegria de muitos, que aproveitarão a "boleia" dos pais para ver a estreia em Portugal da banda de "Moonson".
Finalmente, uns dos "habitués" da versão portuguesa do evento e um dos grupos nacionais mais acarinhados pelo público. Os Xutos & Pontapés para esta edição prepararam um espectáculo especial com a participação da Big Band do Hot Club de Lisboa, com a qual irão dar uma nova roupagem a 21 temas emblemáticos do seu repertório.

Na próxima semana, os Metallica encabeçam o dia dedicado ao metal. Depois, há os Machine Head, há também os Apocalyptica, os portugueses Moonspell e os Linkin Park. Este ano cabe à banda californiana encerrar a festa no Palco Mundo do Rock In Rio-Lisboa.
No último dia do Rock In Rio, The Offspring protagonizam um dos regressos mais aguardados pelo público português. Muse, Kaiser Chiefs e Orishas encerram as actuações do festival do Parque da Bela Vista.

Alinhamento
Amy Winehouse - Rehab
Alanis Morissette – Thank you
Rod Stewart – Have I told you lately
Joss Stone – Feel in love with a boy
Tokio Hotel - Monsoon
Alejandro Sanz – Corazon partio
Ivete Sangalo – Se eu não te amasse tanto assim
Xutos & Pontapés – O homem do leme

Sem comentários: