quinta-feira, 22 de maio de 2008

Barco Ancorado 22/05/2008


Charles Aznavour completa esta quinta-feira a venerável idade de 84 anos. Shahnour Vaghinagh Aznavourian é um cantor, letrista e actor francês de origem arménia.
Além de ser um dos mais populares e longevos cantores da França, é também um dos cantores franceses mais conhecidos no exterior. Actuou em mais de 60 filmes, compôs cerca de 850 canções (incluindo 150 em inglês, 100 em italiano, 70 em espanhol e 50 em alemão) e já vendeu bem mais que 100 milhões de discos. Aznavour começou a sua turné global de despedida no final de 2006.

Charles Aznavour nasceu Shahnour Vaghinagh Aznavourian, filho de imigrantes arménios. Os seus pais, que eram artistas, introduziram-no no mundo do teatro em tenra idade.Começou a actuar aos nove anos de idade e logo assumiu o nome artístico Charles Aznavour.
Frequentemente descrito como o Frank Sinatra da França, Aznavour canta principalmente o amor em muitas línguas (francês, inglês, italiano, espanhol, alemão, russo, arménio e português), o que o ajudou a apresentar-se no Carnegie Hall e noutras casas de espectáculos pelo mundo fora.
Nos anos 70 tornou-se um grande sucesso no Reino Unido, onde a sua canção "She" saltou para o número 1.

Em 1988, Charles Aznavour foi eleito artista do século pela CNN e pelos usuários da Time Online espalhados pelo mundo. Foi reconhecido como notável performer do século com cerca de 18% da votação total, destronando Elvis Presley e Bob Dylan. Após a morte de Frank Sinatra, Charles Aznavour é o último dos "Grandes".
A lista de artistas que já o cantaram vai desde Fred Astaire a Bing Crosby, de Ray Charles a Liza Minelli. Elvis Costello gravou "She" para o filme "Notting Hill" e o tenor Plácido Domingo também é um grande amigo de Aznavour e frequentemente canta os seus sucessos, principalmente a versão de "Ave Maria", de 1994.

No início do Outono de 2006, Aznavour iniciou a sua turné de despedida, apresentando-se nos Estados Unidos e no Canadá, deixando óptimas lembranças. O cantor tem afirmado repetidamente que a turné de despedida, se a saúde o permitir, vai ultrapassar 2010. É que apesar de já contar com 84 anos, feitos exactamente esta quinta-feira, demonstra excelente saúde.
Na sua turné mundial Aznavour passou pelo Pavilhão Atlântico, em Lisboa, no dia 23 de Fevereiro.

Alinhamento
Charles Aznavour – La bohême
Charles Aznavour – Emmenez moi
Julien Clerc – Si on chantait
Joe Dassin – L´ete indien
Jacques Brel – Ne me quitte pas
Charles Aznavour – J´avais 20 ans
Isabelle Boulay – Ou est ma vie
Pierre Bachelet – Emmanuelle
Michel Fugain – Je n´aurai pas le temps
Michel Sardou – La maladie
Charles Aznavour - Que c´est triste Venise

Sem comentários: