sexta-feira, 16 de maio de 2008

Barco Ancorado 16/05/08


Laura Pausini pisou os palcos, pela primeira vez, no Festival de San Remo, realizado no Teatro Ariston no dia 25 de Fevereiro de 1993. Na altura, tinha 18 anos e apresentou no espectáculo o tema "La Solitudine", que lhe valeu o primeiro lugar e a deu a conhecer ao mundo.
O seu primeiro registo discográfico, intitulado simplesmente "Laura Pausini", foi editado ainda nesse ano, e nele foi incluído o êxito que a cantora italiana levara ao Festival. Seguiram-se "Laura" (1994), "Le Chose Che Vivi" (1996) e "La Mia Risposta" (1998), que em conjunto venderam cerca de catorze milhões de cópias por todo o mundo, e proporcionaram a conquista de um lugar sólido no panorama da música italiana e o posterior difícil reconhecimento à escala internacional.
Laura Pausini nasceu a 16 de Maio de 1974. Completa esta sexta-feira 34 anos.

Para além da boa aceitação do público, Laura Pausini viu o seu trabalho ser aclamado pela crítica especializada através da atribuição de prémios, como o "World Music Award" que ganhou no final de 1994, na categoria de "Best Selling Italian Artist", numa cerimónia realizada em Montecarlo.
De Montecarlo para os Estados Unidos, recebeu no ano seguinte, em Miami, o prémio Lo Nuestro, como reconhecimento da importância do seu trabalho, editado em espanhol, no mercado norte-americano. A aclamação da Europa chegou com a atribuição do IFPI Platinum Award, motivada pelo alto nível de vendas conseguido pelos discos da cantora.

Em 1996, Laura Pausini deu o bom exemplo, enquanto figura influente, e abraçou a causa defendida pela UNICEF, para além de que, dois anos depois, teve um concerto em Espanha para 20 mil pessoas, com o objectivo de chamar a atenção para a urgência do estabelecimento da paz na região Basca.
"Il Mondo Che Vorrei" foi o nome da canção que Laura Pausini escreveu e cantou no Concerto de Natal para o Papa João Paulo II. Posteriormente, a cantora contou com a colaboração de artistas como Tim Rice, KC Porter e David Foster, e interpretou canções escritas especialmente para si por Richard Marx, Tina Arena e Phil Collins.

Já em 1999, Laura Pausini participou no disco "Pavarotti & Friends", a convite do próprio Pavarotti, e ainda nesse ano gravou o tema "One More Time", destinado a ser incluído na banda sonora do filme "Message in a Bottle". Laura Pausini tem mantido uma elevada produtividade ao longo da presente década. No ano 2000, chegou às lojas o álbum "Tra te e il Mare". Seguiram-se em 2002 "From the Inside", em 2004 "Resta in Ascolto", em 2006 "Io Canto", e em 2007 o ao vivo "San Ciro 2007".

Alinhamento
Laura Pausini – La solitudine
Laura Pausini - Incancellabile
Eros Ramazzotti – Un´altra te
Mecano – Me custa tanto olvidarte
Miguel Bosé – Eres todo para mi
Laura Pausini -Non c´e
Amistades Peligrosas – Lagrimas de metal
La Union – Vuelve el amor
Laura Pausini - Surrender

Sem comentários: