terça-feira, 13 de maio de 2008

Barco Ancorado 13/05/2008


Os Oasis estão sem baterista. Zak Starkey, filho de Ringo Starr (Beatles), é o terceiro baterista a abandonar a banda dos irmãos Gallagher, devido a desentendimentos com Noel.
«Houve discussões com o Noel Gallagher e desentendimentos com o resto do grupo. Parece que o [próximo] álbum vai ser a última ligação dele à banda», revelou uma fonte próxima do colectivo de 'Wonderwall' ao jornal The Sun.
Recorde-se que o primeiro baterista dos Oasis, Tony McCarroll, abandonou a formação após a edição do primeiro Nº1 do grupo, enquanto Alan White trabalhou com o colectivo desde o segundo álbum até ao início das gravações do sexto registo, tendo, depois, sido substituído por Zak Starkey.
Os Oasis estão prestes a editar um novo álbum de estúdio. 'I Wanna Live a Dream, 'Nothin On Me' e 'Stop The Clocks' já circulam na internet, não se sabendo, ainda, se fazem parte do alinhamento do próximo disco.

Manchester, Inspiral Carpets, British Gas e irmãos Gallagher parecem talvez elementos desconexos, mas no fundo muito têm em comum. Foi em Manchester que os Oasis se formaram com Liam Gallagher, Paul McGuigan, Tony McCarroll e Paul Arthurs e foram os Inspiral Carpets a banda para quem Noel Gallagher trabalhou como roadie antes de em 1991 se juntar ao irmão. E foi a trabalhar para a British Gas que Noel aproveitou para trabalhar ainda mais nas composições da banda.
Noel cedo assumiu o papel de único criativo e responsável pela música da banda, uma exigência que condicionou a sua entrada no projecto. Algumas experiências e concertos depois, saía McCarroll, dando lugar a Alan White. Durante o ano de 1993, Alan McGuee, o patrão da editora Creation Records encontrou-os em Glasgow e de imediato propôs-lhes um contrato. No Verão de 1994, saía o primeiro álbum da banda, "Definitely Maybe". O disco transformou-se rapidamente num sucesso de vendas no Reino Unido, enquanto nos Estados Unidos as vendas correram a um ritmo mais lento. "(What's The Story) Morning Glory?" traria consigo a consagração americana. O disco entrou directamente para número 5 no top da Billboard, chegando depois a número 4. Lançado em Outubro de 95, conseguiu dois singles no top ten americano, "Champagne Supernova", que chegou ao primeiro lugar em Inglaterra, e "Wonderwall".

A publicidade conseguida pelos Oasis em grande escala, deveu-se e muito à sua conduta pouco recatada. O declarado uso de drogas e a prisão de Liam por alegada posse de cocaína deram à banda o estatuto de "persona non grata" na imprensa inglesa. Outra polémica que entretanto surgiu, refere-se à relação com os Blur. A competição era simples, qual das bandas vendia mais e qual das bandas era a melhor. Os Oasis ganharam comercialmente a batalha, mas a nível de criatividade e de algum carisma as opiniões dividem-se.
O mês de Agosto de 97, deu lugar à edição de "Be Here Now", o terceiro conjunto de originais. A carreira da banda, desde o cancelamento de um concerto nos Estados Unidos, em 1996, não mais conseguiu explosões de vendas e a notoriedade anterior. A desunião e os conflitos internos, principalmente entre os dois irmãos, prejudicaram grandemente o percurso daqueles que foram já definidos como os Beatles dos tempos modernos.

A saída de Paul Arthurs e de McGuigan em 1999, e as entradas de Andy Bell e Gem Archer precederam a edição de "Standing On The Shoulder Of Giants". A digressão mundial de promoção do trabalho prolongou-se até Agosto de 2000, incluindo dois concertos completamente esgotados no entretanto desaparecido Estádio de Wembley, que resultaram num duplo álbum e num filme que chegaram ao mercado em Novembro de 2000. Noel Gallagher refere no site oficial da banda que a música dos Oasis está para durar, resta saber até quando, como e com quem. Ainda assim, a banda continua a dar cartas e em Julho de 2002, chegou ao mercado novo conjunto de originais intitulado "Heathen Chemistry".

Alinhamento

Oasis – Don't look back in anger
Oasis - Wonderwall
Radiohead – High and dry
Counting Crows – Long December
Oasis – Stand by me
R.E.M. - Imitation of life
No Doubt – Itś my life
Oasis – Sunday morning call

Sem comentários: