sexta-feira, 9 de maio de 2008

Barco Ancorado 09/05/2008


Massive Attack e José Gonzalez vão actuar na edição deste ano do Super Bock Surf Fest. O festival acontece a 14 e 15 de Agosto, na Praia do Tonel, junto à Fortaleza de Sagres, no Algarve.
Emir Kusturica & The No Smoking, Jahcoustix & Dubios Neighbourhood, Manif3stos e Asa também vão passar pelo evento.
No Barco Ancorado falamos hoje dos Massive Atack.

Andrew "Mushroom" Vowles, Grant "Daddy G" Marshall e Robert "3D" Del Naja, formaram os Massive Attack em 1987. Nesse momento, foram lançadas as raízes de um movimento inovador a que se chamou trip-hop, originário da cidade de Bristol, que viria ao longo da década de 90 a ser desenvolvido por nomes como os Portishead e Tricky, entre outros.
O primeiro single do grupo, "Daydreaming" foi editado em 1990, mas a colaboração entre Mushroom e Daddy G vinha já de trás, dado que ambos eram dissidentes do projecto Wild Bunch, onde trabalharam com Tricky, colaborador regular dos Massive Attack, e Nellee Hooper, membro dos Soul II Soul.
O single de estreia contou com as vozes de Tricky e de Shara Nelson, a cargo de quem ficou também o desempenho vocal nos temas "Unfinished Sympathy" e "Safe From Harm", incluídos no primeiro álbum do grupo, "Blue Lines", editado em 1991. O disco não registou um volume de vendas significativo, mas a comprovar que quantidade nem sempre rima com qualidade, a aclamação da crítica foi evidente e não tardou até que "Blue Lines" fosse considerado um dos álbuns mais representativos dos anos 90.
Com o intuito de evitar o estabelecimento de uma eventual ligação entre a banda e a política de ataque levada a cabo, na altura, pelas Nações Unidas contra o Iraque, os Massive Attack encurtaram o nome para Massive, e foi sob essa designação que realizaram uma digressão pelos Estados Unidos, que suscitou críticas muito negativas.

Após uma pausa de três anos, os Massive Atack regressaram em 1994 com "Protection", disco que, para além das colaborações reincidentes de Hooper, Tricky e do cantor de reggae Horace Andy, contou também com as vozes de Nicollete e Tracey Thorn, dos Everything But the Girl. O álbum, de onde foram extraídos os singles "Karmacoma", "Sly" e "Protection", serviu de mote para um trabalho de remisturas levado a cabo por Mad Professor que resultou na edição de um novo álbum, em 1995, intitulado "No Protection: Massive Attack Vs. Mad Professor".
Os tempos seguintes foram passados na estrada, em digressão, e o intervalo que precedeu a edição de Mezzannine, em 1998, foi preenchido pela gravação de remisturas para artistas como os Garbage e Madonna, com quem os Massive Attack trabalharam num tema posteriormente incluído num álbum de homenagem a Marvin Gaye
Em 1997, o grupo editou o EP "Risingson", como meio de promover o concerto que deram, nesse ano, no festival anual de Glastonbury e, um ano depois, a banda apresentou o seu terceiro álbum de originais, intitulado "Mezzannine", disco onde mais uma vez os Massive Attack contaram com a ajuda vocal de Horace Andy, à qual se juntaram Elizabeth Fraser dos Cocteau Twins e a estreante Sara Jay.
O álbum serviu de pretexto para uma digressão que passou por Portugal em Novembro de 1998, ainda com a participação de Mushroom ao lado de 3D e Daddy G.
Meses mais tarde, os Massive Attack puseram fim aos boatos que circulavam acerca do futuro incerto de Mushroom no grupo, revelando o abandono de DJ, o que não constituía impedimento à continuação do projecto, mas em formato reduzido, uma vez que o seu lugar não seria preenchido.

Os Massive Atack regressaram a Portugal em 1999, para um concerto incluído na edição desse ano do Festival do Sudoeste, dessa vez já sem a colaboração de Mushroom. Pelo caminho, criaram a sua própria editora, a Melankolic.
Em 2003, regressaram com novo álbum de originais, "100th Window", que para além da habitual colaboração de Horace Andy contou também com a participação de Sinead O'Connor. À semelhança de "Mezzanine", "100th Window" teve direito a apresentação ao vivo no nosso país em dois concertos no Pavilhão Atlântico, em Maio de 2003.
Em 2004, os Massive Attack regressaram a Portugal para uma actuação no Festival Super Bock Super Rock, em Maio, e no Festival Sudoeste, em Agosto.
Este ano farão nova visita, actuando em Agosto no Algarve, no Super Bock Surf Fest.

Alinhamento
Massive Atack – Five man army
Massive Atack - Protection
Groove Armada – Dusk you & me
Tricky – Evolution revolution love
Massive Atack - Teardrop
Portishead – Sour times
Massive Atack – Safe from harm

Sem comentários: