quinta-feira, 26 de junho de 2008
Barco Ancorado 26/06/2008
Os britânicos The Verve lançam um novo álbum a 18 de Agosto. "Four" é o título do registo, o primeiro de originais a ser editado em 11 anos pela banda de Richard Ashcroft.
O longa-duração é antecipado pelo single 'Love Is Noise', que chegou esta semana às rádios britânicas e que, entretanto, foi disponibilizado para escuta no Myspace do grupo.
Recorde-se que os The Verve se reuniram em 2007, após um hiato de nove anos. "Urban Hymns" (1997) foi o último disco a ser editado pela banda, que se tornou num êxito em todo o mundo, à conta de temas como 'Bittersweet Symphony', 'The Drugs Don't Work', 'Sonnet' e 'Lucky Man'.
Foi com o cartão de visita "Bitter Sweet Symphony" que, decorridos quase dez anos desde o início da sua carreira, os Verve conseguiram alcançar uma projecção à escala mundial. Incluído no aclamado álbum de 1997, "Urban Hymns", o single foi produzido com base num sample de uma gravação sinfónica do tema "The Last Time", dos Rolling Stones.
"Bitter Sweet Symphony" serviu de rampa de lançamento à banda, ao mesmo tempo que a envolveu num processo legal com a editora responsável pelas composições mais antigas dos Stones, que conseguiu com a acção arrecadar a totalidade dos lucros dos direitos publicitários do tema.
Os Verve surgiram no norte de Inglaterra, em 1989, sob o impulso de Richard Ashcroft, Nick McCabe (guitarra), Simon Jones (baixo) e Peter Salisbury (bateria), e nos seus primeiros tempos de vida, o grupo dedicou-se à área do jazz e da soul.
A assinatura do contrato com a editora Hut foi apenas uma questão de meses e, em 1992, foi editado o primeiro single, "All in the Mind", que foi sucedido por "She's a Superstar" e "Gravity". O álbum de estreia, "A Storm in Heaven", surgiu um ano mais tarde e foi alvo de comentários muito positivos por parte da crítica. No entanto, o volume de vendas não correspondeu às expectativas.
No Verão seguinte, os Verve marcaram presença no festival norte-americano Lollapalooza, incluído numa digressão marcada essencialmente por contrariedades - Salisbury foi preso por ter destruído um quarto de hotel no Kansas e Ashcroft foi hospitalizado, vítima de uma grave desidratação. Foi também nesta altura que a banda se viu obrigada a alterar o nome para The Verve devido a uma outra acção judicial movida contra eles por parte da Verve, uma editora de jazz americana.
As gravações do segundo álbum do grupo, "A Northern Soul" (1995), decorreram sob uma sólida influência de ecstasy, e o resultado foi um som intenso e psicadélico bem diferente daquele apresentado no disco anterior.
O feitio difícil de Ashcroft começava a vir ao de cima, cada vez mais frequentemente, e as dificuldades de relacionamento entre os membros do grupo, levaram o músico a abandonar a banda três meses após a edição de "A Northern Soul".
O temperamento tempestuoso do líder do grupo acalmou algumas semanas depois, e Ashcroft regressou à banda, não tendo sido, no entanto, muito bem recebido por McCabe que, a princípio, recusou aceitar o retorno do cantor, deixando então o grupo. Simon Tong substituíu-o até 1997, data em que McCabe voltou a fazer parte da banda e em que o quinteto editou "Urban Hymns", disco que tornou os The Verve num dos grupos mais populares do Reino Unido e lhes proporcionou uma divulgação a nível internacional.
Em 1999, Richard Ashcroft confirmou os rumores que começaram a circular acerca do final dos The Verve e a banda terminou oficialmente a sua actividade no dia 28 de Abril. Agora, sabe-se que a banda vai lançar um novo álbum a 18 de Agosto. "Four" é o título do registo, o primeiro de originais a ser editado em 11 anos pela banda de Richard Ashcroft.
Alinhamento
The Verve – Lucky man
The Verve – Bitter sweet symphony
Keane – Everybody´s changing
Radiohead – No surprises
The Verve - Sonnet
Lenny Kravitz – Calling all angels
The Verve – The drugs don´t work
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário