quinta-feira, 5 de junho de 2008
Barco Ancorado 05/06/2008
A formação original dos Simple Minds prepara-se para regressar a estúdio, pela primeira vez em 27 anos.
Brian McGee, Derek Forbes, Mick McNeil, Jim Kerr e Charlie Burchill vão voltar a estar juntos em estúdio, no próximo Verão, para gravar, pelo menos para já, dois temas novos, embora estejam previstas mais sessões de gravação. Esta reunião dos membros originais da banda assinala o 30º aniversário de carreira dos Simple Minds, que vai ser também marcado por uma série de datas ao vivo. Até ao momento, o grupo tem agendados seis espectáculos para o Reino Unido, a decorrerem no final deste ano.
Os Simple Minds conquistaram o mercado norte-americano com o mega-hit "Don't You (Forget About Me)", incluído na banda-sonora do filme "The Breakfast Club". A banda nasceu em Glasgow, Escócia, em 1978, emergindo da cena art rock pós-punk, influenciada por grupos como os Roxy Music.
Os Minds começam as suas actividades como banda punk, com o nome Johnny And The Self-Abusers, incluindo na sua formação o guitarrista Charlie Burchill e o vocalista Jim Kerr. O grupo, no início, contava ainda nas suas fileiras com Tony Donald no baixo (que é, pouco tempo depois, substituído por Derek Forbes), Brian McGee na bateria e Mick McNeil nas teclas.
Os seus primeiros álbuns oscilavam entre vários estilos, com "Life In A Day", o seu álbum de estreia de 1979, a incluir temas, na sua maioria, densos e canções pop arty. Seguiu-se "Real To Real Cacophony", um álbum de art rock mais experimental, à semelhança do seu trabalho subsequente, "Empires And Dance".
Nos primeiros anos da década de 80, os Simple Minds operam a transição para uma pop mais acessível, com os álbuns "Sons And Fascination" e "Sister Feelings Call", ambos de 1981. Quanto a “New Gold Dream”, o seguinte, tornou-se no seu primeiro trabalho a entrar nas tabelas norte-americanas. Na mesma a altura, McGee abandona o grupo e é substituído por Mel Gaynor.
Os álbuns sucedem-se; "Life In A Simple Day"e "Sparkle In The Rain". Pouco depois da edição deste último, Jim Kerr casa com Chrissie Hynde (a famosa cantora dos Pretenders).
Os Simple Minds gravam então o tema "Don't You Forget About Me", o seu maior sucesso, isto depois de Bryan Ferry se ter recusado a dar voz à canção. Apesar disto, o tema não era do agrado de Jim Kerr, acabando por nem ser incluído no álbum seguinte da banda "Once Upon A Time" de 1985 - um disco que alcança o Ouro e chega ao top ten norte-americano, tornando o grupo num dos mais populares da época do Live Aid.Segue-se "Street Fighting Years", um álbum de cariz político que afasta os Simple Minds do maistream, para onde se tinham encaminhado com "Once Upon A Time".
Os Simple Minds regressam a composições mais pessoais e directas com "Real Life", de 1991, um álbum recheado de hinos rock. No entanto, estas mudanças levam-nos a uma perda de público, ameaçando mesmo a sua continuidade enquanto grupo. Em 1995, gravam "Good News From The Next World" mas, um ano depois, Kerr e Burchill são os únicos membros resistentes do grupo.
O ano de 1998 marca o regresso da banda aos discos com "Neapolis", um trabalho que marca também a volta, ao seio dos Simple Minds, do baixista Derek Forbes. Em 2001, a banda editou um novo trabalho, intitulado "Neon Lights", composto por versões de temas originalmente assinados por nomes como Van Morrison, Patti Smith, Roxy Music, Doors, Velvet Undergound, entre outros.
Alinhamento
Simple Minds – Let there be love
Simple Minds – Don´t you forget about me
Talk Talk – It´s my life
Human League – Human
Simple Minds – Alive and kicking
Soft Cell – Tainted love
Cutting Crew – I´d just died in your arms tonight
Simple Minds – Mandela day
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário