terça-feira, 1 de julho de 2008

Barco Ancorado 01/07/2008


Uma das mais brilhantes vozes da Música Popular Brasileira, surgida nos últimos vinte anos, está hoje de parabéns. Completa 41 anos. Marisa Monte nasceu no Rio de Janeiro em 1967. Começou a estudar música aos 14 anos, influenciada pelo samba, bossa nova, tropicalismo, e por todos os nomes grandes da música brasileira que emergiram na segunda metade do século passado (Caetano Veloso, Gilberto Gil, António Carlos Jobim e João Gilberto, à cabeça). Marisa vê-se enquadrada numa segunda geração de continuadores desse período de ouro, onde a música brasileira ganhou asas com a fusão de elementos de jazz e pop.

Como quase todos os jovens brasileiros que viveram a década de 70, Marisa Monte é fortemente influenciada por Elis Regina. Embora a sua voz não seja exactamente igual à de Elis, Marisa tem em comum com a primeira a elasticidade vocal e a carga emocional que coloca em cada palavra que canta.
No final da década de 80, estudou Canto Clássico Europeu em Roma, regressando em seguida ao Brasil para combinar os conhecimentos entretanto adquiridos com a música do seu país. O resultado é uma música pop fresca, inovadora e altamente melódica.

Marisa Monte gravou o seu álbum de estreia homónimo em 1989, mas é com seu segundo trabalho "Mais", de 1991, que chega aos ouvidos do mundo. O disco, que atinge a platina no Brasil, teve produção de Arto Linsay e contou com as participações de nomes como Ryuichi Sakamoto e John Zorn. O sucesso do álbum leva Marisa a tocar fora do Brasil, nomeadamente nos EUA (onde dá os seus primeiros concertos) e na Europa (com uma participação notável no Festival de Jazz de Montreux).

A seguir a "Mais", Marisa Monte edita mais dois excelentes álbuns: "Verde Anil Amarelo Cor De Rosa E Carvão", em 1994, e "Barulhinho Bom", em 1996, ambos produzidos por Arto Linsay. Os dois trabalhos confirmam a sua maturidade, inteligência, e, acima de tudo, uma voz consolidada, que emerge como uma das melhores vindas do Brasil.
Em 2000, é editado "Memórias, Crónicas E Declarações De Amor", centrado no tema do amor e muito aclamado pela crítica. A turnê do álbum durou aproximadamente um ano e gerou o DVD homónimo com os melhores momentos do show.
Após quase cinco anos sem aparições relevantes Marisa voltou no primeiro semestre de 2006, quando lançou simultaneamente dois discos: “Infinito Particular” e “Universo Ao Meu Redor”, dedicados a canções inéditas do samba e da MPB no que resulta na criação da turnê Universo Particular.

Alinhamento
Marisa Monte – Não é fácil
Marisa Monte – Amor I love you
Maria Rita – Veja bem meu bem
Vanessa da Mata – A nossa canção
Adriana Calcanhoto - Devolva-me
Marisa Monte – Tema de amor
Tribalistas – Velha infância
Djavan – Se acontecer
Marisa Monte – Água também é mar

Sem comentários: