quinta-feira, 10 de julho de 2008
Barco Ancorado 10/07/2008
Esta quinta-feira, a propósito de mais um aniversário de Neil Tennant, vamos falar dos Pet Shop Boys no Barco Ancorado.
Irónicos e pós-modernos, os Pet Shop Boys, com inteligência, audácia e uma música pop dançável e luxuriante, estabeleceram-se entre o grupo de bandas mais bem sucedidas. Sempre um passo à frente dos seus contemporâneos, o duo britânico navega na paisagem ondulante da música moderna com rara graciosidade, passando facilmente da disco para a house e o tecno.
Os Pet Shop Boys formaram-se em Londres, em Agosto de 1981, quando o vocalista Neil Tennant (um ex-editor da Marvel Comics e jornalista) conheceu o teclista Chris Lowe (então, estudante de arquitectura), numa loja de electrónica. Rapidamente descobriram a sua paixão comum pela música de dança e pelos sintetizadores, decidindo de imediato formar uma banda. O seu nome curioso, deve-se ao facto de quererem homenagear amigos seus que trabalhavam nesse ramo (embora estivessem também a citar o tipo de nomes recorrentes na cultura hip-hop de Nova Iorque do início dos anos 80).
A sua carreira começa em 1983, quando Tennant conhece o produtor Bobby "O" Orlando, que entretanto produz o seu primeiro single, "West End Gils", já em 1984. O tema não obteve grande aceitação, tanto nos EUA como em Inglaterra. O mesmo acontecendo com o seu segundo, "One More Chance".
Assinam pela EMI, e reeditam o primeiro single, desta feita produzido por Stephen Hague e com uma roupagem bastante diferente. O tema torna-se um sucesso, galgando até ao topo das tabelas internacionais. Este êxito impulsionou-os a gravar o seu álbum de estreia, "Please", em 1986. O disco entrou para o top ten. E, devido ao sucesso, "Disco", uma colecção de misturas de música de dança chegou rapidamente às lojas. Em 1987, o grupo volta de novo à carga com "Actualy", do qual retiraram mais três grandes hits: "It's A Sin", "Always On My Mind" e "What Have I Done To Deserv This?". Um documentário intitulado "It Could Happened To You" é editado no ano seguinte. Ainda em 1988, lançam o álbum "Introspective", um trabalho ecléctico do qual retiraram o single "Domino Dancing", que foi o seu último hit a entrar para o top 40 norte americano.
No ano que se seguiu, colaboraram com vários artistas, entre os quais Liza Minelli (para quem produziram um álbum). Entretanto, o vocalista, Neil Tennant, junta-se a Bernard Sumner (New Order) e Johny Marr (ex-Smiths) no grupo Electronic.
Em 1990, chega às lojas o seu quarto álbum "Behaviour", com produção de Harold Faltermeyer. No ano seguinte, lançam um "medley" de "Where The Streets Have No Name" dos U2 e "Can't Take My Eyes Out Of You" de Frankie Valli. Em 1993, surge novo album: "Very", que está entre as melhores produções do grupo.
Depois de um interregno de três anos, os Pet Shop Boys voltam com "Bilingual", uma expansão fluída até aos ritmos latinos. "Nightlife" seguiu-se em 1999, três anos depois foi a vez de "Release", em 2003 seriam editados 'Disco 3' e 'Pop Art - The Hits' e em 2006 'Fundamental' e 'Concrete', antes de 'Disco 4' de 2007.
Alinhamento
Pet Shop Boys – Always on my mind
Pet Shop Boys – It´s a sin
New Order – Blue monday
Erasure - Sometimes
Pet Shop Boys – West end girls
Moby – Why does my heart feels so bad
Pet Shop Boys – What have I done to deserve this
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário