sexta-feira, 4 de julho de 2008
Barco Ancorado 04/07/2008
Barry White morreu há 5 anos. A 4 de Julho de 2003. Teve uma longa e altamente respeitável carreira, que fez dele uma das mais referidas influências de artistas de gerações mais novas. E são estas gerações que vão dando a conhecer a obra de White, àquelas ainda mais novas. Os Fun Lovin' Criminals, por exemplo, apresentaram-no a meio mundo, no ano de 1998, quando cantaram "Love Unlimited" , no álbum "100% Columbian", numa espécie de homenagem ao artista.
Barry White passa esta sexta-feira no Barco Ancorado.
Nasceu no Texas, em 1944, e antes de começar a gravar discos em nome próprio participou em vários trabalhos de músicos como Quincy Jones, Big Daddy Kane e Regina Belle, para além de que trabalhou como A&R de várias editoras independentes. Começou entretanto a trabalhar com uma banda feminina, com a qual ensaiou durante um ano, e que White veio a baptizar de Love Unlimited. Do trabalho conjunto resultou o álbum "From a Girl's Point of View", que se revelou um êxito de vendas nos EUA.
Interessado em colaborar posteriormente com um artista masculino, Barry White começou a adiantar trabalho gravando ele próprio uma maqueta com três canções suas, nas quais cantou e tocou piano. Um dos responsáveis da editora ouviu o resultado e convenceu o músico a editar o álbum, que chegou às lojas em 1973, com o título "I've Got So Much To Give".
Apesar da sua carreira de músico ter arrancado a passo lento, Barry White depressa recuperou o tempo perdido editando, a partir de então, um álbum novo (no mínimo) todos os anos, abrandando no entanto o ritmo na década de 80.
Tocou em estúdio com uma banda formada pelos músicos Ray Parker Jr., Nathan East, Wah Wah Watson, David T. Walker, Dean Parks, Don Peake, Wilton Felder (dos Crusaders), Lee Ritenour, Ed Greene, Gary Coleman e Rahn Coleman, que se juntou mais tarde ao colectivo. O projecto não durou muito, e alguns álbuns depois Barry White editou um trabalho gravado em dueto com Glodean, uma das cantoras da banda Love Unlimited, intitulado "Barry & Glodean" .
O cansaço das digressões constantes e das edições discográficas constantes levaram o músico a retirar-se por um algum tempo da agitação da vida artística.
No entanto, em 1992, regressou em força, tendo inclusivamente gravado um dueto com Isaac Hayes, que deu origem ao tema "Dark and Lovely". Durante a década de 90, o músico continuou a editar regularmente, mostrando que apesar do passar dos anos continuava na linha da frente dos grandes nomes da soul. Já em 2000, fez chegar às lojas o registo "Your Heart and Soul: The Love Album".
Três anos mais tarde, e depois de acumuladas complicações a nível de saúde, especificamente problemas de hipertensão e renais, Barry White faleceu, no dia 4 de Julho de 2003. Apesar do seu falecimento prematuro, White ganhou um estatuto no mundo da música alcançado por muito poucos.
Alinhamento
Barry White – Let the music play
Barry White – Can´t get enough of my love
Aretha Franklin – Day dreaming
Diana Ross – Endless love
Barry White – Just the way you are
Lionel Richie – Three times a lady
Sade – King of sorrow
Barry White – You´re the first, the last, my everything
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
2 comentários:
Uma justa homenagem a um dos maiores cantores americanos. Coincidentemente abrí esta página enquanto ouvia Just Way you are. Eu não procurava nada sobre o Barry na internet... Talvez seja o seu espírito se manifestando entre nós...Eu ainda pensava sobre como deveria ter sido a sua vida, a sua carreira. Acabei encontrando este blog muito legal. Parabéns...
Enviar um comentário