sexta-feira, 25 de julho de 2008

O lado obscuro


“Quando nos esforçamos demasiado por penetrar noutra pessoa, descobrimos que a impelimos para uma posição defensiva e que ela cria resistências porque, nos nossos esforços para penetrar e compreender, ela sente-se forçada a examinar aquelas coisas em si mesma que não desejava examinar. Toda a gente tem o seu lado obscuro que - desde que tudo corra bem - é preferível não conhecer.
Mas isto não é erro seu. É uma verdade humana universal que é indubitavelmente verdadeira, mesmo que haja imensas pessoas que lhe garantam desejar saber tudo delas próprias. É muito provável que a sua mulher tivesse muitos pensamentos e sentimentos que a tornassem desconfortável e que ela desejava ocultar de si mesma. Isto é simplesmente humano. É também por este motivo que tantas pessoas idosas se refugiam na própria solidão, onde não serão incomodadas. E é sempre sobre coisas de que elas não desejariam estar muito cientes. O senhor não é, obviamente, responsável pela existência destes conteúdos psíquicos. Se, apesar disto, ainda for atormentado por sentimentos de culpa, reflicta então sobre os pecados que não cometeu e que gostaria de ter cometido. Isto poderá eventualmente curá-lo dos seus sentimentos de culpa relativamente à sua mulher.”

(Carl Jung, Cartas)

2 comentários:

marta pinto disse...

:)
Por estas e por outras, prefiro a leitura sagrada, a qual, nunca encontrei nenhum erro, ou coisa que me impedisse de encontrar-me; pelo contrário, descubro sempre a força de ver em mim mesma, aquilo que humanamente gostava de guardar só para mim e bem guardado à chave. Pessoalmente não estou de acordo, com aquilo que li nesta carta. No entanto respeito, quem lê, pois faz parte da cultura e desenvolvimento humano, só é pena, o homem ler e aceitar melhor as palavras e filosofias humanas, isto é: falível e contrárias, ao conhecimento de nós próprios, impedindo-nos assim, de chegar-mos onde Deus quer, que é: ao caminho da libertação(libertação, em todos os sentidos)e impede-nos assim de chegar-mos, ao caminho da Salvação e libertação da nossa alma; prendendo-nos aos nossos lados escuros, que nos impede também inconscientemente de ser feliz e ocultar aquilo q foi escrito com perfeição.
Desta forma em lugar de aprofundar-mos e libertarmo-nos-nos, tapamos a ferida. Chamo a isto viver de ilusão.
Quanto ao que fala sobre os idosos, pessoalmente não estou completamente de acordo. Infelizmente, na grande maioria das vezes, isolam-se na solidão por motivos alheios à sua vontade; por diversas rasões, como por exemplo:
Cansados de ver, cansados de problemas, cansados de remar contra a idade e marré, incapacidade de lidar com a evolução, cansados de lutar pela mesma, por vezes até por maldade e perca de força para lutar também. Sentimento de vencidos.
Haveria aqui pano para mangas....

Pessoalmente, não me prendo a pensar nos pecados que poderia ter cometido, penso não resolver a minha felicidade e bem estar,com este tipo de comportamento. Sempre que vivemos,devemos fazer o nosso melhor, contando que o nosso melhor de hoje, poderá não corresponder ao de amanhã,para assim, não nos questionarmos, esperando sem ansiedade que tudo aconteça num processo natural e na ideia que não fizemos bem ou mal, mas o nosso melhor, naquele momento.
Desta forma conseguimos viver em paz, connosco, com os outros e principalmente, com o Senhor da verdade.

Grata pela liberdade que me foi dada, para expressar-me.

Beijinhos desta sempre amiga

Marta Pinto

marta pinto disse...

;)

Para ser um pouco mais objectiva, acrescento dizendo em menos palavras, que na minha opinião e vontade de Deus, porq é conhecedor do segredo da felicidade, a qual estás disposto a dar-nos, que o facto de ocultar os lados escuros que existem em nós, não resolve problemas, simplesmente alimenta a infelicidade, sem sabermos e daí nunca estarmos bem, porque tentamos tapar "o sol com a peneira", esquecer o q não entendemos em nós, ou o impede de seguir o bom rumo e muitas vezes também aos outros, por muito que queiramos egnorar esse facto.

Vivamos como seres vivos e não como mortos vivos.
Não baixemos os braços, porq ainda temos muitos anos na frente, se Deus quizer. Não vivamos como idosos, quando podemos construir a felicidade com força e sabedoria.
Ex:
Pequena história vivida com o meu filho e uma enfermeira.
Recorri ao hospital, com o ele, para pedir ao médico um antibiótico capaz de curar a pequena ferida do meu filho ( que infectou e ganhou cascão ), o meu espanto foi grande e reclamei com a enfermeira de ver aleijar o rapaz, quando o vi a quixar tanto, fez-lo sofrer, pois vi-a arrancar a crosta da ferida e ela respondeu-me :
- minha senhora, se não mexer na crosta, (tirando-a)a ferida do seu filho, não cura.
Aprendi uma lição. :)

Queremos curar o que está mal em nós ? lutemos para descobrir onde temos feridas !!!!

Não como aquilo que entendi aqui no texto.Por outras palavras, ex:

- Deixemos os lados escuros, enquanto nos sentimos bem, porque todas as pessoas os têm...preferível é esquecer ou deixar adormecer o que está mal em nós, enquanto tentamos, (sem resultado) ser felizes...etc..etc...

( Lógica da batata !!! )

Pela parte que me toca

Eu quero tirar a/s crosta/s da/s ferida/s para as poder curar, tratar delas, pelas raízes. Ficar boa, quanto melhor possível.

Quando uso óculos graduados, é com a intenção de ver melhor; se a palavra de Deus é a luz, a cura das nossas feridas, porque escolhemos a fazer calar, continuando a ignorar os ferimentos ??? Se só desta maneira é que construimos a verdadeira felicidade, quando todos procuram e não encontram e nós temos, porque não a usámos ??? Uso óculos para ver, não para tapar os olhos.

Quero usar o exemplo da enfermeira...tirar a crosta.

Viver..não quero fazer de conta.
Descobrir..onde tenho feridas.
Aprender..a conhecer-me e abrir os olhos para a realidade e não fexar os olhos, para não ver.

Enfim.........