terça-feira, 29 de julho de 2008

Nada


Um homem sentado no alto de um monte. Três outros, lá embaixo, discutiam o que estaria ele a fazer lá em cima. O primeiro disse:
- Acho que ele perdeu algum animal e está à sua procura.
- Não creio - falou o segundo – se estivesse à procura de algum animal, não estaria parado, estaria em movimento. O mais certo é que esteja à espera de um amigo.
- Também não - apostou o terceiro – se estivesse à espera de um amigo estaria a olhar de um lado para o outro, com ar de quem procura. Na minha opinião ele deve estar a meditar.
Os três subiram ao alto do monte para indagar o homem:
- O senhor está à procura de algum animal? – perguntou o primeiro.
- Não – respondeu o homem – eu não tenho nenhum animal, e por isso não poderia estar à procura de animal algum.
- Já sei – disse o segundo – está à espera de algum amigo, não é?
- Não. Não tenho amigos nem inimigos – retrucou o homem.
- Não disse? – interveio o terceiro – o senhor está a meditar, não está?
- Não – falou o homem.
- O que está o senhor a fazer, então? - indagaram os três.
- Nada – respondeu o homem.

1 comentário:

marta pinto disse...

Muitas vezes na vida, ficamos sem saber qual o caminho a seguir; é certo q nem sempre temos a convicção de que estamos bem, ou o sentimento q tudo dará certo, mas uma coisa tenho a certeza...quem for de boa índule, quem for homem ou mulher de fé...Deus se ocupará de todas as coisas...
Todos nós passamos por momentos onde a especulação nos fere, nos desmotiva, ou deixa sem palavras, tal como o personagem deste conto...O silencio é tb um bom conselheiro. Parar, simplesmente ouvir, é algo enriquecedor e q traz paz de espírito. Não pensar em NADA, tb tem os seus efeitos, pois dessa forma, deixamos a Deus, lugar para agir.

Beijinhos

Marta Pinto