sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Barco Ancorado 30/01/2009


Billy Powell, teclista dos Lynyrd Skynyrd, faleceu na quarta-feira na sua casa na Flórida. Segundo os médicos que o assistiram, a causa do falecimento foi um ataque cardíaco fulminante. O músico de 56 anos tinha história de problemas cardíacos, tendo mesmo falhado uma avaliação cardíaca no passado dia 27.
Powell passou a integrar os Lynyrd Skynyrd em 1970, depois de trabalhar como roadie da banda. Foi também um dos sobreviventes do fatal acidente de avião, que em 1977 matou os irmãos Steve e Cassie Gaines, o vocalista Ronnie Van Zant, o manager Dean Kilpatrick e os dois pilotos. O teclista sofreu ferimentos graves na zona facial, tendo quase perdido a totalidade do nariz, mas acabou por ser o primeiro a sair do hospital, o que levou a que fosse o único membro da equipa a assistir ao funeral dos seus colegas.
O músico acabaria por voltar aos Lynyrd Skynyrd para uma digressão de tributo em 1987, permanecendo na banda até ao seu falecimento.

No Verão de 1964, os amigos adolescentes Ronnie Van Zant, Allen Collins e Gary Rossington formaram a banda "The Noble Five", que em 1970 passou a chamar-se Leonard Skinnerd, em homenagem ao professor de educação física Leonard Skinner, conhecido por cumprir rigidamente a regra da Robert E. Lee High School que proibia os jovens de usarem cabelo comprido. O nome definitivo foi adoptado pouco antes do lançamento do seu primeiro álbum.
Em 1972, o baixista Leon Wilkeson e o teclista Billy Powell, ex-roadie, passaram a integrar o grupo, pouco antes do lançamento do primeiro álbum. O disco foi muito bem sucedido, tendo os hits "Free Bird" e "Gimme Three Steps" como principais destaques. Foram convidados para abrirem a turnê do The Who nos Estados Unidos, ficando famosos em todo o país.
O segundo trabalho, Second Helping, saiu logo em 1974 e "Sweet Home Alabama", o carro-chefe, levou-os à conquista do disco de ouro. O baterista Robert Burns é substituído por Artymus Pyle e o próximo álbum Nuthin' Fancy trazia o clássico "Saturday Night Special", mantendo o Lynyrd nas paradas.

Após Gimme Back My Bullets, de 1976, mais algumas mudanças ocorreram na formação dos Lynyrd Skynyrd: o guitarrista Steve Gaines entra para o lugar de Ed King, e as backing vocals The Honkettes são adicionadas, com Jo Jo Billingsley, Leslie Hawkins e Cassie Gaines, irmã de Steve.
Gravam o duplo ao vivo One More From The Road, um dos maiores sucessos comerciais de toda a carreira, e "Free Bird", em versão ao vivo, volta a estourar nas rádios. Aproveitando o bom momento, gravam o inédito Street Survivor, em 1977, que ganhou disco de ouro já no lançamento. As faixas "That Smell" e "What's Your Name" tornaram-se verdadeiros hinos na época.
Porém, quando tudo parecia correr bem, um trágico acidente condicionou a carreira da banda: no dia 20 de Outubro de 1977, 26 pessoas, incluindo os músicos, roadies e tripulação, partiram em direcção ao estado de Lousiana no avião particular da banda. O avião caiu numa floresta perto de Mississipi. O vocalista Ronnie Van Zant e o guitarrista Steve Gaines morreram na hora, enquanto Cassie Gaines, a sua irmã, com a garganta cortada de ponta a ponta, chorou e agonizou até morrer no colo de dois dos músicos sobreviventes. Apenas uma semana antes do acidente havia sido lançado o álbum Street Survivors.
Três anos depois os sobreviventes do desastre aéreo formaram outro grupo, a Rossington-Collins Band, que não obteve grande repercussão.
Allen Collins decide então seguir uma carreira a solo, interrompida em 1986, após um grave acidente automobilístico que o deixou paralítico, vindo a morrer em 1990 de pneumonia.

Em 1991 os Lynyrd Skynyrd reuniram-se novamente e fizeram shows sempre com lotação máxima, mais pelo nome imortalizado no passado do que pelos álbuns dessa nova fase.
No dia 27 de Julho de 2001, mais uma triste notícia para os fãs: o baixista Leon Wilkeson faleceu "de causas naturais", em Jacksonville, aos 49 anos.
No dia 14 de Março de 2006, os Lynyrd Skynyrd entraram para o Hall da Fama do Rock and Roll com direito a uma apresentação especial com a música "Sweet Home Alabama".
Em 2008 anunciaram no seu site oficial que estava em processo de gravação um novo álbum. O lançamento estava programado para os primeiros meses deste ano, só que a banda continua a ser perseguida pelo infortúnio. Esta quarta-feira faleceu o seu teclista, Billy Powell.

Alinhamento
Lynyrd Skynyrd – Gimme back my bullets
Lynyrd Skynyrd – That smell
ZZ Top – Gimme all your lovin
Boston - Amanda
Jimi Hendrix – Purple haze
Lynyrd Skynyrd – Simple man
Led Zeppelin – Whole lotta love
Lynyrd Skynyrd – Sweet home Alabama

Sem comentários: