terça-feira, 6 de janeiro de 2009

Barco Ancorado 06/01/2009


Prince acaba de revelar que pretende editar três novos álbuns ao longo deste ano. Segundo o NME, dois dos discos, com os títulos "Lotus Flower" e "MPLSOUND", já estão concluídos e prontos a editar.
O terceiro álbum, de nome "Elixir", também se encontra em fase de produção e conta com a colaboração da jovem "protegida" do intérprete de 'Purple Rain', Bria Valente.
Apesar de estar previsto que todos os álbuns sejam lançados pela editora de Prince, o jornal LA Times avança que o músico está a tentar negociar a distribuição dos mesmos com uma grande editora.
Recorde-se que no passado dia 22 de Dezembro o cantor deu a conhecer uma nova canção, intitulada 'There Will Never B Another 1 Like Me'.

A obra de Prince é feita de mais de vinte álbuns de originais e um número considerável de compilações e participações em discos de outros nomes cintilantes como Madonna ou Patti Labelle.
O começo foi difícil, como para tantos outros, mas o tiro de sorte aconteceu com a apresentação de uma demo de três temas a representantes da Warner Bros. Prince ficou com 100 mil dólares e liberdade total para fazer o seu primeiro longa duração. É assim que, em 1978, é editado "For You". A versatilidade do showman ficou provada, Prince tocou todos os instrumentos do disco. "Prince", de 1979, deu-lhe alguma notoriedade, mas foi com "Dirty Mind", de 1980, que conquistou de vez as hostes no mundo da música. A sua genialidade foi reconhecida, com a crítica a deixar-se embriagar pelas melodias híbridas do álbum, entre a soul, o funk e o pop. No ano seguinte, foi a vez de "Controversy", evolução do longa duração anterior.

Foi em 1983 que se deu a consagração total de Prince. "1999", um duplo LP, produziu três singles: "1999", "Little Red Corvette" e "Delirious". A MTV, as rádios e o os tops foram fãs e divulgadores da obra. O álbum figurou nos tops da Billboard durante três anos. Mas as reais virtudes do sucesso estavam ainda para vir. "Purple Rain" foi a elevação de Prince ao estatuto de super estrela. O álbum ficou durante 6 meses em número 1. O filme teve igual sucesso e acabou por vencer o Oscar de melhor banda sonora.
O trabalho que se seguiu, "Around The World In A Day", voltou a comprovar a versatilidade e o génio de Prince. 'The Black Album', não fosse o conteúdo considerado imoral, teria sido o passo seguinte. "Parade" foi o álbum que se seguiu, composto como banda sonora de um filme que acabaria por ser um fiasco de bilheteira. O duplo "Sign O'The Times", de 1987, foi definido como mais uma obra-prima. Entre o funk, a dança, o pop psicadélico ou incursões no gospel, Prince deu largas à sua imaginação e o resultado foi uma obra memorável. Já 'Lovesexy', de 1988, não conseguiu atingir os resultados comerciais dos álbuns anteriores, mesmo apoiado por uma digressão nos Estados Unidos.

“Batman” foi uma nova incursão de Prince no mundo do cinema. Já “Graffiti Bridge” antecedeu "Diamonds and Pearls", feito com a New Power Generation, que o ajudou a aparecer novamente nos charts. O single "Cream" foi o quinto número 1 conseguido por Prince.
O álbum seguinte, "Love Symbol Album", deu início a uma queda inequívoca na popularidade do compositor. Em Junho de 1993, Prince mudou o seu nome artístico para um símbolo impronunciável. Aquilo que pretendia ser uma mudança de atitude, acabou por ser motivo de gozo no meio musical. Foi então que começou a batalha com a Warner. Prince queria libertar-se do contrato e acabou por editar "The Most Beautiful Girl In The World" no catálogo da NPG. Seguiram-se trabalhos mais ou menos significativos do ponto de vista das vendas e, por fim, em 1999 é editado o seu último conjunto de originais "Rave Un2 The Joy Fantastic", já na Arista Records.
Seguem-se, este ano, segundo Prince anuncia, mais três álbuns de uma assentada.

Alinhamento
Prince - Kiss
Prince - 1999
Lenny Kravitz – Calling all angels
Madonna - Secret
Prince – Purple rain
Beck – Lost cause
Prince – Diamonds and pearls

Sem comentários: