terça-feira, 20 de janeiro de 2009

Barco Ancorado 20/01/2009


Neil Young prepara-se para lançar um novo álbum. O disco chama-se "Fork In The Road" e tem lançamento previsto para a próxima Primavera.
A nova edição poderá pôr em causa a data anunciada para o lançamento do primeiro volume da colectânea "Archives", que compreende a reedição de discos ao vivo, bem como demos e inéditos. "Archives Vol 1" deveria chegar às lojas em Fevereiro, mas Neil Young deverá dar agora prioridade ao lançamento de "Fork In The Road". No entanto, a pré-encomenda do primeiro volume do projecto já pode ser feita através do site oficial do músico.
No mesmo site é possível ouvir a faixa que dá título ao novo disco de estúdio do cantor, que, de resto, mostrou temas do novo registo na sua última tournée pela América do Norte. 'Cough Up the Bucks', 'Fuel Line', 'Hit The Road' e 'Get Around' foram algumas das novas canções apresentadas..

Neil Young nasceu a 12 de Novembro de 1945 em Toronto, Canadá. Depois dos seus pais se terem divorciado, muda-se para Winnipeg com a mãe. O seu interesse pela música manifesta-se desde os tempos de Liceu. Participa, nessa altura, em algumas bandas de garagem e toca também em vários clubes de folk, onde conhece Joni Mitchell e Stephen Stills.
A meio da década de 60 regressa a Toronto, onde dá alguns espectáculos, desta feita, a solo. Em 1966, ingressa nos Mynah Byrds, que incluíam o baixista Bruce Palmer e Rick James. O grupo chega mesmo a gravar um par de singles para a Motown, mas a receptividade foi tão fraca que Neil decide partir para nova aventura. Muda-se então para Los Angeles, levando Palmer consigo. Aí chegados, travam conhecimento com Stills e formam, passado pouco tempo, os Buffalo Springfield, que rapidamente se tornam numa das principais bandas folk-rock californianas.
Após alguns desentendimentos, Neil abandona o grupo em 1968, ingressando numa carreira a solo. Contrata Elliot Roberts para seu manager e assina pela Reprise Records, editando o seu álbum de estreia homónimo, no início de 1969.

É já com os Crazy Horse que Neil Young grava o seu segundo álbum, "Everybody Knows This Is Nowhere", editado em 1969. O disco, que incluía os temas "Cinnamon Girl" e "Down By The River", chega ao Ouro. Em seguida, começa a ensaiar com Crosby, Stills e Nash, acabando por se juntar a eles para a gravação do álbum "Deja Vu" de 1970. Mantém-se na banda mas não abdica da sua carreira a solo, editando no mesmo ano, "After The Gold Rush", cujo single, "Only Love Can Break Your Heart", o eleva ao estatuto de estrela.
Embora o sucesso de Crosby, Stills, Nash and Young, fosse evidente, foi também efémero, e, na Primavera de 1971, a banda põe um ponto final na sua carreira. No ano seguinte, Neil chega ao número um de vendas com "Harvest", um álbum country-rock, que incluía o êxito "Heart Of Gold" (tema que também chegou ao lugar cimeiro dos tops).
Entre 1972 e 1977, edita uma sequência de seis discos de cariz mais introspectivos. Este período prolífico corresponde também a uma época obscura da sua vida, tendo sido bastante afectado pela morte por abuso de droga do guitarrista dos Crazy Horse, Danny Whitten, e do respectivo roadie Bruce Berry.

A partir da década de 80 Neil percorre variadíssimos estilos musicais, até que 1989 marca o regresso às suas raízes com "Freedom". Muitos trabalhos depois, um aneurisma cerebral ia tirando a vida ao cantor, o que o aproximou dos espirituais negros do gospel com "Prairie Wind". O disco seguinte, "Living with War", coloca Neil Young numa posição panfletária anti-Bush.
Em 2007, recupera um projecto antigo de canções, que tinha ficado perdido, que lançou como álbum, sob o título "Chrome Dreams II".

Alinhamento
Neil Young – Keep on rockin in the free world
Neil Young - Stringman
Bob Dylan -Things have changed
Robert Plant – I believe
Van Morrison – Brown eyed girl
Neil Young – Unknown legend
Cat Stevens – Father and son
Simon & Garfunkel – Bridge over troubled water
Neil Young – Harvest moon

Sem comentários: