quarta-feira, 14 de janeiro de 2009

Barco Ancorado 14/01/2009


Os Pavement podem vir a reunir-se este ano. De acordo com declarações do guitarrista Scott Kannberg à revista Loud and Quiet, a banda de 'Range Life' não coloca de lado o regresso mas não promete que seja nos próximos tempos.
O guitarrista revelou ainda que os organizadores do festival de Coachella têm estado em contacto com a banda para uma possível presença no evento.
Além dos Pavement, também os regressados Blur são apontados para a edição de 2009 do maior festival de música da Califórnia, a ter lugar entre 17 e 19 de Abril.
A confirmar-se a reunião de Stephen Malkmus e companhia seria a primeira vez que os Pavement se juntam para tocar desde 1999.

Os mais fiéis fãs do grupo que só trouxera novidades à música nova americana desde 1989, não queriam acreditar que o tal álbum chamado "Terror Twillight" fosse mesmo o último. O grupo chamava-se Pavement e editava em 1999 o derradeiro disco de originais. O que se passava na cabeça dos mentores do grupo ficou bem patente quando os Pavement, no seu último concerto em Londres, apareceram com o vocalista Stephen Malkmus algemado ao microfone e berrando "...isto é o que sentimos quando pertencemos a uma banda."
Este mesmo Stephen e Scott Kannberg fundaram os Pavement à beira do início da década de 90 em Stockton, gravando o primeiro single, "Slay Tracks", no único estúdio disponível no local e com a colaboração do dono do estúdio na bateria. Scott (que durante a gravação se rebaptizou Spiral Stairs) voltou à loja de discos punk onde trabalhava e Malkmus viajou até à Alemanha onde, para sua surpresa, encontrou o seu single nas importações. Nasciam os Pavement.

A carreira de dez anos foi bem cheia de eventos. Editaram 5 álbuns, umas boas dezenas de singles, calcorrearam o mapa dos Estados Unidos da América com a sua música descomprometida, desgarrada, inovadora, saíram também para o mundo, tendo fatalmente falhado um palco português, chegaram a gravar o single "Cut your hair" em pleno show de Jay Leno e ganharam certamente forte notoriedade no circuito das Universidades.
Depois acabaram... muita gente adiantou zangas, mas tudo indica que foi principalmente o cansaço a causa principal, ou não viesse claramente numa informação da editora Domino que o grupo parava a partir de 2000 para reflectir, refazer vidas e constituir famílias ou mesmo para velejar placidamente à volta do Mundo.

No entanto não é de ignorar que as críticas a "Terror Twillight" lhes desagradaram ao ponto de declararem: “após dez anos os nossos discos começaram a ser criticados por putos que não cresceram connosco ou por tipos que já não são novos o suficiente para perdoarem o ainda andarmos por cá!"
Stephen Malkmus foi o primeiro a reaparecer a solo e a conseguir resultados de exposição e vendas iguais ou superiores aos conseguidos pelos Pavement.
Agora, o Scott que se chama Spiral Stairs e que voltou para a sua Califórnia, aparece com o seu projecto Preston School Of Industry.

Alinhamento
Pavement - Here
Pavement - Stereo
Sonic Youth – Diamond sea
Siouxsie & The Banshees - Israel
The Jesus & Mary Chain – Just like honey
Pavement – Summer babe
Peter Murphy – Seven veils
Joy Division - Decades
Pavement – The killing moon

Sem comentários: