segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Barco Ancorado 19/01/2009


Apesar da efemeridade da sua carreira, provocada pelo seu, também muito breve, percurso de vida tragicamente interrompido, Janis Joplin é ainda hoje vista como a pioneira das cantoras rock que, durante a década de 60, abriu caminho para muitas das artistas, como Melissa Etheridge, Alannah Myles, Tori Amos, Sheryl Crow, Alanis Morissette ou Fiona Apple, que dominaram o rock feminino nas décadas seguintes.
Janis Joplin cresceu numa pequena cidade de Port Arthur, no Texas, onde nasceu no dia 19 de Janeiro de 1943, e onde armazenou toda a tristeza, cujas raízes jazíam nas profundas dificuldades de integração naquela comunidade conservadora e, das quais se libertou mais tarde, através da música.
A cantora começou a ganhar notoriedade quando se juntou à banda psicadélica Big Brother & The Holding Company. Já cantava blues e folk desde a adolescência, e durante a década de 60 começou a actuar pontualmente com o futuro baterista dos Jefferson Airplane, Jorma Kaukonen.
A influência que certas cantoras de blues, como Bessi Smith, tiveram na sua música, reflectiram-se em algumas das suas gravações, que datam dos tempos que antecederam a sua passagem pelo projecto Big Brother, e que só foram editados após a sua morte.
Caso fosse viva, esta segunda-feira Janis Joplin completaria 66 anos.

A cantora mudou-se definitivamente para a Califórnia e a sua entrada para os Big Brother & The Holding Company aconteceu em 1966, numa altura em que Janis já tinha desenvolvido uma atitude artística muito própria, e que permitiu ao grupo reconquistar o destaque há algum tempo perdido.
Corria o ano de 1967, quando Janis fez da banda o alvo das atenções do Monterey Pop Festival, em grande parte graças à extraordinária versão com que apresentou o tema "Ball And Chain", e que foi inclusivamente registada em filme.
Depois do primeiro álbum ter sido editado para a Mainstream, o grupo mudou de editora para a Columbia, já responsável pela distribuição de "Cheap Thrills", que chegou ao cimo das tabelas de vendas durante o ano de 1968. Pouco tempo depois, Janis abandonou o projecto, seduzida pela grandes perspectivas de uma vida de estrelato, proporcionadas por uma carreira a solo.
O seu álbum de estreia, lançado em nome próprio, "I Got Ol'Kozmic Blues Again Mama!", foi gravado com a Kozmic Blues Band, da qual fazia parte um dos membros do projecto Big Brother, o guitarrista Sam Andrew. O registo data de 1969, e apesar de ter sido muito bem recebido, não ficou nem perto de ser o seu melhor trabalho.

A carreira da cantora começava a descolar quando, num hotel de Hollywood, em Outubro de 1970, a sua vida foi bruscamente interrompida por uma dose excessiva de heroína. A morte precoce de Janis Joplin impediu-a de gozar do destaque que o sucesso da sua carreira lhe proporcionou. A par de uma vida sempre muito marcada pelo consumo de álcool e drogas, Janis Joplin editou álbuns que sempre reuniram a aclamação da crítica especializada e do público.
O seu último trabalho, "Pearl", já editado após a sua morte, contou com a colaboração da banda suporte "Full Tilt Boogie Band" e com a produção do produtor Paul Rothchild, tendo apresentado uma evolução na sonoridade e na composição, através da conciliação de géneros musicais tão diversos como blues, soul e folk-rock, e que se notou especialmente em faixas como "Mercedes Benz", "Get It While You Can" ou "Me And Bobby McGee", de Kris Kristofferson, tendo este último chegado a número um em 1971.

Durante o ano de 2001 foi editado um novo álbum de originais da cantora, intitulado "This is Janis Joplin", que foi compilado pelo seu antigo namorado, James Gurley, ex-guitarrista dos Big Brother & the Holding Company, a quem a cantora ofereceu, em 1966, uma cassete com os registos vocais que foram incluídos no disco.

Alinhamento
Janis Joplin – To love somebody
Janis Joplin – Mercedes Benz
Jimi Hendrix – Hey Joe
The Animals – The house of the rising sun
The Doors – Riders on the storm
Janis Joplin – Me and Bobby McGee
Led Zeppelin – All my love
Peter Frampton – Baby I love your way
Janis Joplin - Summertime

Sem comentários: