quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

Barco Ancorado 08/01/2009


Tem com a música uma relação de tão grande verdade e paixão que se confunde com um sofrimento que o muda e o torna mais próximo de quem gosta de si e do seu trabalho, ao mesmo tempo que lhe alimenta o desejo de resistir a pressões e imposições descabidas. É assim que André Sardet define o que sente pela actividade que lhe ocupa os dias.
Natural de Coimbra, onde nasceu no dia 8 de Janeiro de 1976, o músico que ficou conhecido pelo tema "O Azul do Céu", nem sempre quis escrever canções e tocar guitarra. Reza a lenda que sempre foi uma criança esperta, e talvez isso lhe despertasse o interesse pela montagem e desmontagem dos brinquedos que lhe ofereciam. Queria ser mecânico porque gostava muito de carros, mas a música, que na altura também já lhe rondava as ideias, acabou por vir ao de cima com mais intensidade.
Esta quinta-feira, André Sardet completa 33 anos.

Fez parte de uma banda durante a adolescência, mas pouco depois abandonou o projecto e começou a compor por conta própria, e quando se apercebeu que tinha material suficiente para gravar um disco, colocou as cartas nas mesa e em 1996 editou o seu álbum de estreia, a que chamou "Imagens". Para além de "Azul do Céu", o registo incluiu ainda canções como "Frágil", "Não Mexas no Tempo" e "Um Minuto de Prazer".
Dois anos mais tarde, estava nas lojas novo álbum de originais, desta feita intitulado "Agitar Antes de Usar", que teve por single de apresentação o tema "Perto, Mais Perto".
Sem pressa de chegar ao centro das luzes da ribalta, André Sardet optou então por fazer uma pausa mais alongada no que tocava à edição de um novo disco, tendo aproveitado para reflectir sobre os seus objectivos, estudar e viajar. Começou então a compor um álbum autobiográfico, a que chamou "André Sardet", e onde contou nas letras alguns dos bons e maus momentos da sua vida. O disco foi editado em Setembro de 2002 e contou com a colaboração de Rui Veloso, Luís Represas e Mafalda Veiga.

Em 2006 o músico comemorou 10 anos de carreira com o álbum "Acústico". O registo inclui 15 músicas gravadas ao vivo no Teatro Académico de Gil Vicente, em Coimbra, e uma nova versão do tema 'Quando eu te falei de Amor'.
Poucas semanas depois de chegar ao mercado, "Acústico" alcança o primeiro lugar do top de vendas nacional, onde permanece 55 semanas, 12 das quais em primeiro lugar. Entre 2006 e 2007, ultrapassa as 150 mil cópias vendidas e alcança o galardão de séptupla platina.
Sardet dá mais de 130 espectáculos ao vivo, aplaudidos de Norte a Sul em salas e recintos esgotados, desde que lançou o quarto álbum.

Em Fevereiro de 2008, iniciou uma digressão ecológica. A Eco Tour 2008 antecedeu o lançamento do novo disco "Mundo de Cartão", um projecto dedicado às famílias, que conta com a participação de Mafalda Veiga, Carlos Tê e integra uma versão de 'Anjinho da Guarda' de António Variações. O registo é avançado pelo single 'Adivinha Quanto Gosto de Ti' e vendido numa embalagem amiga do ambiente.

Alinhamento
André Sardet – Foi feitiço
André Sardet – Perto mais perto
Mafalda Veiga – Uma gota
João Pedro Pais – Não há
Luís Represas – Sinais de afecto
André Sardet – Alma devolvida
Paulo Gonzo – Dei-te quase tudo
Rita Guerra – À espera do sol
João Afonso – Cheiro a café
André Sardet – Adivinha quanto gosto de ti

Sem comentários: