quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Barco Ancorado 07/01/2009


O novo disco dos Röyksopp chama-se "Junior" e chega em Março. Apresentado pelo single, 'Happy Up Here', o mais recente trabalho da dupla norueguesa, é lançado meses depois da banda ter celebrado o seu décimo aniversário.
O novo álbum tem edição prevista para 23 de Março e inclui as participações vocais de Lykke Li, Robyn e de Karin Dreijer-Andersson, dos The Knife. Quanto ao single, 'Happy Up Here', é lançado no dia 9 do mesmo mês.

Torbjørn Brundtland e Svein Berge começaram por se dedicar à música em regime de colaboração com alguns dos vísíveis nomes da cena musical norueguesa, tais como os Kings of Convenience, Drum Island e Those Norwegians. Pouco tempo depois, já numa altura em que esta nova vaga de talentos nórdicos começavam a dar nas vistas em paragens mais mediterrânicas, também com a ajuda de Sondre Lerche, a dupla Brundtland/Berge apresentou finalmente o seu primeiro trabalho por conta própria.

Juntos dão forma aos Röyksopp, um dos muitos projectos de electrónica surgidos à sombra do novo milénio, e também um dos que maior aclamação da crítica recebeu à conta de "Melody A.M.", o álbum de estreia, editado em 2001.
Brundtland e Berge conheciam-se desde o início da década de 90, e foi devido à insistência de Geir Jenssen, a cabeça por trás do projecto norueguês Biosphere, que avançaram com as primeiras gravações.

Depois de alguns anos anos afastados, os músicos voltaram a encontrar-se em 1998 e foi então que, já com o nome Röyksopp escolhido, começaram a trabalhar no primeiro álbum. As primeiras amostras foram "Eple" e "Poor Leno", que valeram à dupla a conquista do espaço além-fronteiras norueguesas, e tiveram inclusivamente direito a apresentação ao vivo entre nós, na primeira parte do concerto de Moby, no Pavilhão Atlântico, em Outubro de 2002.
Depois disso, os Röyksopp editaram mais três álbuns: “The Understanding” (2005), “Röyksopp's Night Out” (ao vivo) (2006) e “Back to mine” (2007).

Alinhamento
Röyksopp - Only this moment
Röyksopp - Sparks
Groove Armada – Dusk you & me
Thievery Corporation – Will folow you
Röyksopp – Poor Leno
Massive Attack - Protection
Morcheeba – The sea
Röyksopp – Remind me

Sem comentários: