quarta-feira, 30 de abril de 2008
Barco Ancorado 30/04/2008
Os britânicos Goldfrapp vão actuar na edição deste ano do Festival Sudoeste. Alison e companhia anunciaram no seu Myspace que se apresentam no festival da Zambujeira do Mar a 8 de Agosto.
Na bagagem os Goldfrapp vão trazer o novo álbum, "Seventh Tree", do qual já foram extraídos os singles 'A&E' e 'Happiness'.
O Festival Sudoeste decorre entre 7 e 10 de Agosto e contará, também, com espectáculos de Björk e dos Franz Ferdinand.
Goldfrapp é o nome do projecto de "pop sofisticada", como o definem alguns entendidos, formado por Alison Goldfrapp e pelo compositor de bandas sonoras Will Gregory.
Já na altura em que frequentava o curso de pintura na Universidade de Middlesex, Alison sabia que a música era no fundo a sua grande paixão e única vocação, e mesmo antes de ter terminado o curso, a cantora tinha já colaborado no álbum de estreia de Tricky, com quem andou em digressão durante um largo período de tempo. Ao longo da década de 90, teve muitas outras colaborações com artistas, entre os quais se contam nomes como os Orbital.
Foi a partir do momento em que sentiu necessidade de criar música sua e intemporal, e depois de se sentir preparada para avançar a solo, que Alison se centrou no seu próprio projecto, que ganhou forma com a ajuda de Will Gregory.
O encontro entre os dois aconteceu quando um amigo comum deu a ouvir a Gregory uma cassete com algumas composições de Alison. Impressionado com a voz emblemática da cantora, bem como com as suas letras e música, o compositor de bandas sonoras começou a trocar com Alison cassetes onde ambos gravavam as músicas que ouviam na altura.
Muitas conversas e cassetes gravadas depois, ambos se aperceberam que partilhavam um gosto musical semelhante e que o próximo passo a dar era, inevitavelmente, formar um projecto conjunto.
Corria o ano de 1999 quando Alison Goldfrapp e Will Gregory montaram um estúdio num bungalow situado no campo, em Wiltshire, perto de Bath, e num espaço de cinco meses escreveram, gravaram e misturaram aquele que foi o seu álbum de estreia, ao qual chamaram "Felt Mountain".
O registo chegou às lojas no ano 2000 e o resultado foi do agrado dos músicos, que conseguiram transmitir com êxito o tipo de som que tinham em mente para o projecto, fazendo a música que os próprios gostariam de ouvir e ignorando as sonoridades consideradas na moda, na altura. Assim, produziram um som vanguardista, mas ao mesmo tempo tradicional, ao qual não impuseram quaisquer fronteiras.
Em 2003, os Goldfrapp surpreenderam com um som urbano e "disco", distanciando o segundo álbum "Black Cherry" do fantasma do grande álbum de estreia "Felt Mountain".
Em 2005, com "Supernature", os Goldfrapp reincidem no som mais frenético, noctívago e pecaminoso do seu antecessor, consolidando a sua posição no mercado em troca de uma ligeira queda de projecção nos louvores da crítica especializada - que facilitaram, como se sabe, o arranque bem sucedido do grupo.
Dois anos depois do álbum de remisturas, a banda regressa, através do seu quarto álbum de originais, "We Are Glitter", ao bucolismo de "Felt Mountain" e ao som que se convencionou chamar de folktronica.
Agora, os Goldfrapp vão trazer ao Festival Sudoeste o seu mais recente trabalho, intitulado "Seventh Tree".
Alinhamento
Goldfrapp – Caravan girl
Goldfrapp - A&E
Bjork – Hidden place
Massive Atack – Protection
Radiohead – No surprises
Goldfrapp – Happiness
Morcheeba – The sea
Moby – Natural blues
Goldfrapp - Clowns
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário