sexta-feira, 11 de abril de 2008

Barco Ancorado 11/04/2008


O cantor brasileiro Zeca Baleiro completa esta sexta-feira 42 anos. Zeca Baleiro deve o seu nome ao Maranhão, localidade de que é natural e na qual é costume os pais chamarem "José" aos filhos, em homenagem a S. José, cuja lenda se encontra ligada à história da cidade. Criado numa família onde quase todos tocavam um instrumento ou cantavam, Zeca Baleiro, assim conhecido por, nos seus tempos de estudante, ser grande adepto de "balas" (doces) e ter mesmo aberto uma casa de bolos, começou a dar nas vistas no final da década de 90, mercê de uma colaboração com Gal Costa.

A carreira de compositor e intérprete de Zeca Baleiro remonta ao final da década de 70, tendo-se estendido da terra que o viu nascer ao Belo Horizonte e, eventualmente, à metrópole de São Paulo. Em 1997, tinha o músico já 31 primaveras e muitos anos de estrada, quando a cantora Gal Costa o convidou a participar no espectáculo acústico que deu para a MTV, contribuindo assim para o aumento da sua popularidade.
A partir daí, para Zeca Baleiro nada seria como dantes.

"Por Onde Andará Stephen Fry?" e "Vô Imbolá", foram álbuns que, em 1998 e 1999, venderam o suficiente para serem considerados Disco de Ouro, no Brasil. Zeca Baleiro estava, definitivamente, lançado. Nomeado para a categoria de Melhor Álbum Pop na edição do ano 2000 dos Grammy Latinos, o cantor brasileiro recebeu então várias distinções no seu país, tendo algumas das suas composições sido escolhidas para as bandas-sonoras de telenovelas da Globo.

A partir do momento em que foi nomeado para a categoria de Melhor Álbum Pop na edição do ano 2000 dos Grammy Latinos, Zeca Baleiro passou a ser presença regular em alguns países europeus, entre os quais Portugal, onde encontra afinidades com Sérgio Godinho, músico com o qual pretende continuar a colaborar. Em terras de Vera Cruz, Zeca Baleiro une a sua voz às de consagrados como Chico Buarque, mas também à de Lenine, considerado uma esperança da música do país.
Em 2000, o intérprete, cuja actividade abrange ainda a produção de discos para outros artistas, lançou o álbum "Líricas".

Alinhamento
Zeca Baleiro – Flor da pele
Zeca Baleiro - Ópio
Marisa Monte – Água também é mar
Adriana Calcanhoto – Ser de Sagitário
Zeca Baleiro – Telegrama
Maria Rita – A festa
Djavan – Meu bem-querer
Milton Nascimento – Caçador de mim
Zeca Baleiro & Lenine - Paciência

Sem comentários: