quinta-feira, 24 de abril de 2008

Barco Ancorado 24/04/2008


Os New Order acabam de anunciar o lançamento de um DVD ao vivo. "Live In Glasgow" é editado a 2 de Junho e imortaliza excertos de dois concertos do grupo na Carling Academy, em Glasgow, realizados em Outubro de 2006.
Além de diversos êxitos da banda de Peter Hook o registo reúne, igualmente, material dos Joy Division, concretamente as músicas 'These Days', 'Transmission', 'Shadowplay' e 'Love Will Tear Us Apart'.
Além disso, os New Order incluem na edição um disco bónus com imagens raras do arquivo pessoal da banda.

O fim dos Joy Division, depois da morte de Ian Curtis em 1980, significou também, meses mais tarde, o início dos New Order. A formação, onde pontificaram Bernard Sumner, Peter Hook e Stephen Morris, ficou depois completa com a entrada de Gillian Gilbert. O single "Ceremony", lançado em Março de 1981, foi o primeiro registo do colectivo, um tema construído ainda durante o tempo dos Division e que em tudo se assemelhou às composições antes vocalizadas por Curtis.
O longa duração "Movement", editado ainda nesse ano, mostrou depois o distanciamento das criações feitas ao sabor dos versos de Curtis, oferecendo uma maior primazia aos compostos electrónicos. Após um período de silêncio que durou perto de dois anos, os New Order regressaram em grande, com o single "Blue Monday" que logrou vender três milhões de unidades, projectando-os em definitivo, e protagonizando a independência da formação em relação aos fantasmas dos Joy. O álbum editado ainda nesse ano, "Power, Corruption and Lies" ofereceu a continuidade necessária ao êxito trazido pelo single.

A meio da década de 80 os New Order trouxeram à luz do dia "Low-life". O disco preferiu a continuidade do predomínio da música electrónica, ainda antes de mais um longa duração, "Brotherhood", em 1986. O disco que se seguiu conseguiu por fim marcar a posição do grupo no mercado americano, a colectânea "Substance" subiu até ao top40 nos Estados Unidos. "Technique" saído em 89 materializou os novos rumos iniciados pelos New Order, ao comporem sons híbridos entre o pop e a música de dança.

Os New Order regressaram à actividade em 1993 com o álbum "Republic". O trabalho alcançou novas marcas surpreendentes em termos de vendas, não só na Europa como também nos Estados Unidos. Apesar de tudo, a dedicação a projectos paralelos por parte de todos os seus elementos continuou a ditar as regras, e fez com que o agrupamento regressasse em registo só em 2000, quando apareceu na banda sonora do filme "The Beach" com o tema "Brutal". Um ano depois, "Get Ready" mostrou o regresso dos New Order à sua melhor forma rock, num álbum que contou com a colaboração de Billy Corgan dos extintos Smashing Pumpkins e de Bobby Gillespie dos Primal Scream. "Waiting for the Sirens' Call", um novo conjunto de originais, chegou às lojas em 2005.
Agora, os New Order acabam de anunciar o lançamento de um DVD ao vivo. "Live In Glasgow" é editado a 2 de Junho.

Alinhamento
New Order – Someone like you
New Order – Blue Monday
The Stranglers – Always the sun
The Cars - Drive
Morrissey – Everyday is like Sunday
Joy Division – Love will tear us a part
The Jesus and Mary Chain – Just like honey
Soft Cell – Tainted love
New Order - Regret

Sem comentários: